Livro “Anna e o Aviador”, de Antonio Galvão Novaes, será lançado em Florianópolis

01/03/2007 10:13

Acontece na próxima terça-feira, 6/3, o lançamento do livro “Anna e o Aviador”, romance do professor aposentado da UFSC Antonio Galvão Novaes. A apresentação acontece às 19h, na Livraria Catarinense, no primeiro andar do Shopping Beiramar, em Florianópolis.

O romance-ficção de Antonio Galvão Novaes traz como um dos personagens principais Antoine de Saint-Exupéry, escritor do livro “O Pequeno Príncipe”. A história se passa em meados do século XX e retrata a perseverança de uma mulher apaixonada e à frente de seu tempo.

Antonio Galvão Novaes nasceu em São Paulo, é engenheiro e foi professor na USP, onde se aposentou e veio prestar concurso para professor titular na UFSC em 1992, no Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas. Hoje está aposentado e trabalha como pesquisador no Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans ), do Departamento de Engenharia Civil da UFSC. O professor Novaes é pesquisador 1A do CNPq e tem dez livros técnicos publicados.

Nascido sob o signo de Gêmeos, Novaes também manifestou desde cedo forte interesse pelas artes. Cursou dramaturgia na antiga Escola de Arte Dramática de São Paulo, tendo sido premiado em concurso do Serviço Nacional do Teatro (MEC) com a publicação da peça “Pavana para um macaco defunto” em 1967, logo interditada pela censura militar. Estudou também flauta e composição com o professor H.J. Koellreutter, em São Paulo, participando intensamente de atividades musicais da época. O fundo musical do romance traz, assim, elementos biográficos do autor.

Sobre o livro

A história de “Anna e o Aviador” se passa em meados do século XX. Além de escrever o Pequeno Príncipe e outros livros memoráveis, Antoine de Saint-Exupéry viajou pelo mundo pilotando primitivos aviões na década de 20 e 30. Como aviador, passava freqüentemente por Florianópolis levando correspondências entre a França e a Argentina. E é em Florianópolis que Saint-Exupéry vive uma intensa aventura com Anna, moça da região, apaixonada pela música clássica e de família luterana e rica, descendente de alemães.

A rivalidade entre franceses e alemães não desanima Saint-Exupéry. Romântico inveterado, ele utiliza a música para conquistar Anna. Com formação musical tipicamente alemã, Anna aprecia os compositores germânicos, principalmente Beethoven, porém Antoine a atrai sutilmente para as impressionistas composições de Debussy. Os dois se apaixonam e a partir daí começa uma aventura incrível, com a luta de Anna por sua independência e contra as tendências nazistas de sua família.

Este livro retrata suas memórias, alegrias, experiências e angústias e mostra a força de uma mulher que jamais se subjugou aos preconceitos e imposições da época. Sérgio Buarque de Holanda, no seu livro “Raízes do Brasil”, cuja publicação ocorreu há exatamente 70 anos, afirma que nós, brasileiros, somos herdeiros de uma cultura européia transplantada, desterrados em nossa própria terra. E é esse conflito que Anna enfrenta: seguir uma carreira de musicista na Europa, longe de suas raízes brasileiras, ou aceitar as limitações culturais e curtir uma vida tranqüila em Florianópolis, junto dos seus.

O livro está sendo publicado pela Editora Landscape, de São Paulo (www.editoralandscape.com.br). Além das Livrarias Catarinenses, em Santa Catarina, o livro está disponível em diversas livrarias virtuais, inclusive na própria editora: Cultura, Siciliano, Submarino, Americanas, etc.

Serviço

O QUÊ: Lançamento do livro “Anna e o Aviador”, romance de Antonio Galvão Novaes, professor aposentado da UFSC.

QUANDO: Dia 06 de março de 2007, terça-feira, às 19 horas.

ONDE: Livraria Catarinense, no primeiro andar do Shopping Beiramar, em Florianópolis.

QUANTO: O evento do lançamento é aberto ao público

CONTATO: com o autor: novaes@deps.ufsc.br

Fonte: [CW] DAC-PRCE-UFSC, em apoio de divulgação, com texto e foto do autor.