Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional será tema de encontro na UFSC
A UFSC sedia, de 2 a 4 de maio, o III Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional. O evento que ocorre no auditório da reitoria pretende discutir temas relacionados à história da sociedade escravista no Brasil meridional, além de aprofundar temas discutidos nos dois primeiros encontros.
Promovido pelos Departamentos e Programas de Pós-Graduação em História das universidades federais de Santa Catarina (UFSC), Paraná (UFPR) e Rio Grande do Sul (UFRGS), e pela Associação Nacional dos Profissionais de História – Núcleo Regional do Rio Grande do Sul (ANPUH), o evento acontece de dois em dois anos.
Em 2003, o primeiro encontro foi realizado na cidade de Castro, no Paraná. Porto Alegre recebeu o evento em 2005. Nessas duas oportunidades pesquisadores de várias universidades do sul e sudeste discutiram seus trabalhos dedicados à escravidão e à pós-emancipação da região sul do Brasil.
Aproximadamente 100 trabalhos foram inscritos no encontro desse ano, entre comunicações – que são apresentados oralmente – e banners. Além desses trabalhos o evento conta com duas conferências: uma ministrada por Ira Berlin da University of Maryland e outra por João José Reis da Universidade Federal da Bahia.
As inscrições para ouvintes serão abertas em 15 de março e as instruções para efetua-la estarão disponíveis no site do evento. (LINKAR www.labhstc.ufsc.br/iiiencontro.htm)
Outras informações pelo telefone 3721 8611 ou no site Informações pela internet: www.labhstc.ufsc.br/iiiencontro.htm
Por João Gustavo Munhoz / Bolsista de Jornalismo na Agecom