Conselho Universitário da UFSC aprova moção contra o corte da URP
O Conselho Universitário, órgão máximo de deliberação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), aprovou moção contra o corte da URP, que reduziria entre 14 e 26,05% o salário de 1.823 professores da Instituição. Segue documento na íntegra:
MOÇÃO
O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, reunido ordinariamente em 27/02/07, vem a público manifestar a sua inconformidade ante a perda salarial representada pelo corte da URP (26,05%), recebida por parte significativa de professores da UFSC, há mais de 15 anos, por entendê-la maior que uma agressão jurídica.
Alerta para o risco que esse corte representa para a Instituição, pois tal medida é capaz de gerar conflitos irreparáveis para seu funcionamento.
Salienta, a necessidade de uma discussão mais ampla sobre a Educação como prioridade, o salário do professor, como parte integrante desta relação e sobre a autonomia universitária.
Conclama, ainda, a sociedade para participar do aprofundamento do debate em defesa da autonomia das instituições universitárias.
Prof. Lúcio José Botelho
Presidente