Missão Francesa visita Florianópolis para consolidar centro tecnológico
O governador Luiz Henrique da Silveira recebe nesta segunda-feira, dia 5, às 15 horas, no Centro Administrativo, a comitiva de líderes políticos e dirigentes do governo e de agências de desenvolvimento da região de Saint-Etiènne, na França, que está desde sábado em Santa Catarina para dar seqüência ao processo de implantação do Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Treinamento no Sapiens Parque. Os franceses se encontram ainda com o prefeito Bita Pereira, coordenadores dos cursos de pós-graduação das Engenharias Mecânica, de Materiais e Produção, além dos chefes destes departamentos, diretores de Centros e professores do Centro de Ciências Biológicas da UFSC. A visita é uma iniciativa da Fapesc, Funcitec e Sapiens Parque, com apoio da UFSC.
O Instituto foi criado no ano passado numa parceria entre o Sapiens Parque e a École Nationale Supérieure de Mines de Saint-Etiènne, uma das maiores escolas da França na área de engenharia e inovação tecnológica, e agora dá mais um passo em direção a sua consolidação. “Estamos provando que o Sapiens tem capacidade de atrair grandes projetos internacionais e isso na prática já está acontecendo”, afirma o presidente do Sapiens Parque, Saulo Vieira, que está recepcionando a comitiva francesa, juntamente com a Fundação CERTI e a FAPESC. O primeiro passo para a consolidação da parceria é a implantação, ainda neste semestre, do programa de pós-graduação com co-titulação da École de Mines nas áreas de engenharia e gestão da inovação.
Representantes da École de Mines também vão lançar em Florianópolis o Prêmio purRkwa, atribuído em conjunto com a Academia Francesa de Ciência, e destinado a iniciativas inovadoras para promoção e desenvolvimento do espírito científico entre crianças do mundo inteiro.
Mais informações com o presidente da Fapesc, Antônio Diomário de Queiroz, pelos fones 3215-1210 ou 9963-2200.