Estudantes de jornalismo recebem bolsas da Agência de Notícias dos Direitos da Infância
Duas alunas do curso de jornalismo da UFSC tiveram os seus projetos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) selecionados para a bolsa do programa InFormação . Marina Gazzoni e Miriane Campos receberão um auxílio mensal de R$ 300,00, durante seis meses, para desenvolver os seus projetos. O programa, que visa a cooperação para a qualificação de estudantes de jornalismo, é promovido pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI) e pela Fundação Kellogg.
Ao todo foram selecionados 27 estudantes, escolhidos entre alunos de 38 universidades de 13 estados. Em comum, os trabalhos têm o foco na relação entre comunicação e a agenda social brasileira. Entre os temas escolhidos pelos estudantes estão cultura popular, rádio comunitária, violência doméstica e jornal de bairro. Segundo os organizadores, o objetivo do programa é estimular futuros jornalistas a aprofundarem o seu contato com as principais questões sociais que afetam o País.
Favela nas dunas
Foi justamente através das conseqüências sociais de um fenômeno da natureza que Marina Gazzoni entrou em contato com o tema do seu TCC. Logo após a passagem de um ciclone extratropical por Florianópolis, em agosto de 2005, a estudante leu uma notícia na internet sobre as conseqüências do fenômeno atmosférico na comunidade Vila Arvoredo, localizada na Praia dos Ingleses. “Achei surpreendente o fato de existir uma favela sobre as dunas e por isso escolhi o tema para fazer uma reportagem para a disciplina de Redação V.” A greve, entretanto, atrasou um pouco os planos de fazer a matéria, que acabou sendo concluída apenas em março de 2006. Sem conseguir tirar a história da cabeça e com muito material já apurado, a estudante decidiu utilizar a reportagem como embrião do seu projeto de TCC.
O TCC de Marina – Vila Arvoredo: retrato social, político e ambiental da ocupação irregular das dunas da Praia dos Ingleses – será apresentado sob a forma de uma série de reportagens, seguindo o modelo da revista Observatório Social. Segundo a estudante, a idéia é dar visibilidade a um tema local pouco discutido na imprensa catarinense. “Florianópolis atrai novos moradores por sua beleza natural e por ser a capital brasileira com melhor IDH. Revelar a realidade de mais de 700 pessoas que vivem em condições precárias de habitação sobre as dunas da Praia dos Ingleses mostrará que a qualidade de vida aqui não é para todos.”
A orientadora, Tattiana Texeira, foi quem sugeriu à Marina inscrever o projeto para concorrer a uma das bolsas do programa InFormação. Em termos financeiros, a bolsa vai permitir que a estudante possa se dedicar exclusivamente ao TCC, sem precisar buscar um estágio remunerado. Mas, segundo a estudante, o aspecto mais estimulante é o fato do trabalho ter sido escolhido entre projetos de todo Brasil. “O apoio da Andi também inclui a apresentação do projeto no Colóquio sobre Mídia e Agenda Social Brasileira. Isso dará visibilidade nacional para um problema social e ambiental de Florianópolis.”
Criança e informação jornalística
A Capital também estará presente no trabalho de Miriane Campos. Sob a orientação do professor Carlos Locatelli, a estudante vai pesquisar o tema “Informação jornalística televisiva para crianças: um estudo sobre as notícias consumidas por crianças de 10 e 11 anos em Florianópolis”. A idéia de concorrer a uma das bolsas do programa InFormação veio através de um e-mail encaminhado pela colega Marina Gazzoni. A partir daí, Miriane começou a pensar em uma forma de relacionar televisão – sua área de interesse acadêmico – comunicação e agenda social brasileira. A idéia de trabalhar com crianças veio como sugestão do próprio edital do programa, que daria preferência a trabalhos que envolvessem políticas públicas destinadas a crianças e adolescentes.
Em meio às suas pesquisas, a estudante acabou descobrindo o TCC “Jornalismo para crianças: um estudo sobre práticas culturais e consumo de mídia junto a crianças de 10 e 11 em Florianópolis”, apresentado por Cláudia Garzel, jornalista formada pela UFSC em 2005. ”O trabalho dela foi minha principal fonte de inspiração”, afirma. Miriane pretende agora dar continuidade ao trabalho de Cláudia, selecionando um recorte específico que complemente os dados coletados pela jornalista em 2004. “Uma das informações colhidas pela Cláudia mostra que 74% das crianças entrevistadas têm a televisão como meio de comunicação preferido.” Partindo dessa informação, a estudante pretende investigar o tipo de informação consumida por essas crianças e se há diferença nesse consumo entre os alunos de escolas públicas e privadas. “A intenção é priorizar perguntas que busquem descobrir como as crianças ficam sabendo das notícias, que tipo de programa televisivo elas assistem e por qual tipo de informação jornalística elas demonstram maior interesse.” A forma de apresentação – monografia – foi escolhida pela vontade da estudante de seguir carreira acadêmica. “Acho que essa bolsa vai fazer diferença no meu currículo.”
As estudantes receberão a bolsa do programa InFormação de fevereiro a julho deste ano. Ainda este semestre, a expectativa é que seja publicado o edital para a concessão de novas bolsas. Estas devem financiar a pesquisa de outros estudantes por cinco meses, de agosto a dezembro de 2007. Além de oferecer bolsas de TCC’s, o programa InFormação possui ainda outras iniciativas, como concursos de monografias, dissertações e teses; disciplinas oferecidas em conjunto com algumas instituições de ensino superior; e banco de trabalhos acadêmicos.
Mais informações:
Marina Gazzoni – marinagazzoni@gmail.com
Miriane Campos – mirimc@terra.com.br
Por Daniel Ludwich / Bolsista de Jornalismo na Agecom