VESTIBULAR UFSC/2007: etapa de provas é encerrada sem registro de ocorrências graves
Na tarde de terça-feira, 12/12, o reitor da UFSC em exercício , professor Ariovaldo Bolzan, e o pró-reitor de ensino de graduação, professor Marcos Laffin, visitaram escolas de Florianópolis e comprovaram o clima de normalidade de mais um vestibular da UFSC.
No primeiro dia de provas foram desclassificados 20 candidatos por porte de equipamentos como celulares e relógios. No segundo dia foram cinco casos de porte dos equipamentos e três estudantes com cola. Ao final da tarde desta terça-feira a Coperve, órgão executivo do concurso, ainda não tinha o levantamento total de ocorrências. Mas, além das anteriores, as demais foram avaliadas como dentro da normalidade. A abstenção acumulada no terceiro dia ficou em 12,47%, isto é, 3.764 candidatos deixaram de realizar as provas.
Gabaritos e listão
A exemplo do que aconteceu no ano passado, a intenção da Coperve é divulgar o listão dos aprovados na semana entre o Natal e o Ano Novo. Os gabaritos e as provas serão divulgadas a partir desta quarta-feira, às 9h, no site www.vestibular2007.ufsc.br. Os materiais também serão entregues às escolas e cursinhos no auditório da Fapeu. Gabaritos serão fixados no prédio da Reitoria.
Aperfeiçoamento
A UFSC avalia a possibilidade de adotar o sistema de cotas para o próximo vestibular, mas esse é um processo em discussão e que deverá passar também pelo Conselho Universitário, órgão máximo deliberativo da universidade. Para o próximo concurso há possibilidade de serem abertas 100 vagas em novos cursos, como os de Artes Cênicas, Oceanografia e Zootecnia, informa o professor Marcos Laffin, pró-reitor de Ensino de Graduação.
Este ano, 81 pessoas solicitaram condições especiais para realizar o Vestibular da UFSC. Mais de 1.200 candidatos se inscreveram para fazer o concurso por experiência e quase 5 mil pessoas estão envolvidas na organização, sob comando da Comissão Permanente do Vestibular. Oito detentos prestaram vestibular na penitenciária de Florianópolis.
Correções
A partir desta quinta-feira inicia para a Coperve outra importante etapa do concurso – a de correção. Mais de 90 pessoas estão envolvidas no processo de avaliação da redação e das questões discursivas interdisciplinares. No caso de redação, dois corretores avaliam cada texto e qualquer discrepância maior do que dois pontos na nota leva à análise por um terceiro professor. “É um processo complexo que mostra a lisura do concurso”, explica o professor Edemir Costa, presidente da Coperve.
Ele lembra que todos os corretores são “calibrados” (orientados para seguir os mesmos parâmetros) e se baseiam em critérios pré-estabelecidos. Em relação às questões discursivas interdisciplinares, há correção por um professor de cada área abordada. Além disso, junto com a divulgação dos gabaritos das questões objetivas, a UFSC divulga os critérios levados em conta na correção destas discursivas interdisciplinares. Dessa forma, mostra ao candidato onde acertou ou onde pode ter cometido erros.
No caso das questões objetivas, antes da leitura ótica dos cartões há uma avaliação preliminar por parte da equipe da Coperve. São verificados casos sem assinatura ou de cartões sem o preenchimento completo, entre outros quesitos levados em conta antes do processamento eletrônico. Além disso, depois da etapa automatizada há uma segunda verificação pela equipe. Neste momento podem ser verificados casos em que o cartão não foi integralmente lido pela máquina – o que pode ocorrer no caso do candidato anotar duas respostas em local onde deveria haver apenas uma, ou quando o estudante não segue a orientação de que todo o espaço previsto para a resposta seja “pintado” de caneta preta, o que pode dificultar a leitura ótica.
Mudanças
“Estamos sempre em aprimoramento”, avaliou o presidente da Coperve na tarde do último dia de provas. Segundo ele, o concurso segue um processo de melhorias que são discutidas com as escolas e cursos pré-vestibulares, além de outras universidades. Do ponto de vista operacional, por exemplo, este ano o processo de inscrição para fiscais foi totalmente realizado via internet. Outra alteração benéfica que vem sendo comprovada a cada ano é a concentração dos candidatos com necessidades especiais em um local, para que pessoas melhor preparadas possam acompanhar as provas. No caso de Florianópolis, estes candidatos foram preferencialmente alocados na Biblioteca Universitária.
Com relação à elaboração da prova, o presidente da Coperve também lembra que se trata de processo em constante avaliação. Quando introduzidas, no Vestibular 2006, as questões discursivas interdisciplinares não eliminavam o candidato. Neste vestibular já é exigido que o estudante não zere e para próximos concursos existe a possibilidade de que sejam priorizadas disciplinas mais significativas do curso almejado pelo candidato. Seria o chamado vestibular semivocacionado.
Informações sobre o vestibular no site www.vestibular2007.ufsc.br
Arley Reis / Agecom / UFSC