UFSC: primeira universidade da região sul a aderir à Agenda Ambiental na Administração Pública

19/12/2006 17:20

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa criado pelo Ministério do Meio Ambiente e visa o desenvolvimento de uma consciência ambiental na administração pública. O programa é uma estratégia para que uma nova cultura institucional seja construída a fim de combater o desperdício de recursos naturais, propiciar uma gestão adequada dos resíduos gerados, promover a inclusão de critérios socioambientais nos investimentos da instituição e sensibilizar os servidores públicos em relação ao impacto ambiental de seus atos.

No dia 18 de dezembro, Lúcio José Botelho, reitor da UFSC, assinou a portaria normativa que institui a A3P na UFSC. A cerimônia de oficialização do projeto contou com a presença de Érico Porto Filho, coordenador da Coordenadoria de Gestão Ambiental, que apresentou o vídeo do projeto (disponível no site: www.youtube.com/watch?v=QKzMBl6wsuY) e explanou sobre a necessidade da implantação do projeto.

Assim a UFSC se tornou a segunda universidade do Brasil e a primeira da região sul a integrar esse programa do governo federal.

Segundo Érico, “há muito ainda para ser feito”. Afinal, a agenda que a universidade acaba de aderir sugere uma meta de reciclagem de 80% dos resíduos produzidos pela instituição para 2007 e, de acordo com um levantamento feito por uma equipe téqnica do CGA há dois anos, 10% do plástico, papelão e papel utilizado pela UFSC é reciclado informalmente pelos funcionários e apenas 15% oficialmente.

Assim, a A3P busca promover a reflexão sobre os problemas ambientais em todas as esferas da administração pública, estimular a adoção de atitudes e procedimentos que levem ao uso racional dos recursos naturais e dos bens públicos e estimular a mudança de hábitos dos servidores. Para isso, o programa possui estratégias de atuação que visam o comprometimento da direção, o estabelecimento de metas e de parcerias internas e externas, a divulgação de indicadores e a disseminação de informações ambientais.

Algumas das mudanças de hábitos propostas pela A3P para controlar o desperdício de materiais são a utilização da frente e do verso dos papeis, confeccionar cadernos de rascunho com materiais já utilizados, reaproveitar o que for possível, não fazer grandes estoque nas salas de materiais de trabalho, solicitar somente o necessário, otimizar o uso, prolongar a vida útil dos materiais, trocar as torneiras tradicionais por aquelas que possuem temporizador e substituir sempre que possível os copos descartáveis por copos de vidro, caso contrário implantar a coleta seletiva e o uso otimizado dos descartáveis.

Mais informações :www.mma.gov.br / a3p@mma.gov.br ou pelo telefone: 3331-9044 (Érico)

Por Livia Helena Freitas/bolsista de jornalismo da Agecom