Professor da UFSC recebe Medalha do Mérito Mauá
O professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Antônio Galvão Novaes recebeu na última terça-feira, dia 5, a Medalha do Mérito Mauá. A comenda é concedida pelo Ministério dos Transportes a personalidades que tenham contribuído de forma determinante para o desenvolvimento desse setor no Brasil.
O professor Novaes formou-se em Engenharia Naval pela Universidade de São Paulo, em 1959. Seguindo carreira acadêmica, conclui o pós-doutorado 14 anos depois, no Massachusetts Institute of Technology (M.I.T.), Estados Unidos, na área de planejamento e organização de sistemas de transporte, na qual sempre atuou.
Ingressou na UFSC em 1992, como professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC). Aposentou-se em 2005, quando integrava o Departamento de Engenharia de Produção (EPS), mas continua atuando como colaborador do Laboratório de Transportes da UFSC e como professor voluntário em programas de pós-graduação.
Novaes publicou cerca de uma centena de trabalhos em anais e congressos, além de 10 livros e nove capítulos que integram outras obras. Até o ano passado, havia orientado 42 dissertações de mestrado e 24 teses de doutorado, todas na área de transportes e logística.
Homenagem – Na última terça-feira, Antônio Galvão Novaes recebeu a Medalha do Mérito Mauá, na categoria Cruz de Mauá, no Clube do Exército, em Brasília (DF). A comenda foi instituída pelo Decreto nº 55.475, em 1965, e leva o nome do chamado “patrono dos transportes”, Irineu Evangelista de Souza, conhecido como Barão e Visconde de Mauá (1813-1889). Considerado modelo de empreendedor no Brasil, Mauá foi pioneiro em diversas ações na área de transportes, como a implantação da primeira estrada de ferro do país, em 1854, no litoral fluminense – a Raiz da Serra de Petrópolis.
Por Débora Horn / Núcleo de Comunicação do CTC