Núcleo de Microbiologia de Alimentos dá suporte a atividades de ensino, pesquisa e extensão

01/12/2006 13:33

Um espaço para gerar e aplicar o conhecimento técnico-científico, prestar serviços e oferecer oportunidade de pesquisa e treinamento aos alunos do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFSC (CAL). Esse é o Núcleo de Microbiologia de Alimentos (Numical) que, desde 1999, desenvolve atividades ligadas ao ensino, à pesquisa e à extensão.

O nascimento do núcleo está ligado ao projeto, aprovado em 1996, que deu origem a um convênio de cooperação científica, de três anos de duração, entre o CAL e o Department of Biological Science da Glasgow Caledonian University – Escócia. Realizado através da Capes e do Conselho Britânico, o convênio permitiu o intercâmbio entre professores do Brasil e da Grã-Bretanha, favorecendo o aprimoramento técnico-científico do departamento.

Esse primeiro convênio foi seguido por outras parcerias, cursos e projetos, que evidenciaram a necessidade de integrar as atividades de ensino, pesquisa e extensão em Microbiologia de Alimentos. Hoje, o Numical oferece disciplinas para os cursos de graduação em Farmácia, Nutrição, Engenharia de Alimentos e Aqüicultura e para o mestrado e doutorado em Ciência dos Alimentos. Entre as cadeiras oferecidas estão as de Higiene e Controle dos Alimentos, Microbiologia de Alimentos, Microbiologia de Pescado, Microrganismos Patogênicos em Alimentos e Água e Microrganismos Deteriorantes em Alimentos.

A pesquisa é uma das principais atividades do núcleo. Através de uma parceria com a Associação de Maricultores do Sul da Ilha de Santa Catarina (Amasi), por exemplo, o Numical está desenvolvendo o projeto “Monitoramento Higiênico-Sanitário das Águas de Cultivo e de Moluscos Marinhos Produzidos na Baía Sul da Ilha de Santa Catarina”. A coordenadora do Núcleo, professora Cleide Rosana Vieira Batista, destaca a importância dos estudantes estarem envolvidos em pesquisas que vão trazer retorno para a própria comunidade. Segundo ela, além de atender uma necessidade local, avaliando as condição das águas de cultivo de ostras e também a qualidade das próprias ostras, o projeto está gerando bolsas de estudo para alunos de graduação, mestrado e doutorado.

É através dos projetos de extensão, entretanto, que os alunos têm a oportunidade de aprender, na prática, especialidades exigidas pelo mercado de trabalho. O laboratório do Numical está em conformidade com os requisitos da NBR ISO/IEC 17025, que garante a confiabilidade dos resultados apresentados pelo laboratório. O núcleo também é acreditado pelo Ministério de Agricultura e habilitado pelo Ministério da Saúde (ANVISA), integrando à Rede Brasileira de Laboratórios (Reblas) e pode prestar serviços a esses órgãos, bem como a indústrias de alimentos, instituições e à comunidade em geral. Além disso, a equipe do Numical ministra cursos, palestras e treinamentos, principalmente na área de manipuladores de alimentos e Boas Práticas de Fabricação.

Mais informações na página do Núcleo:

www.cal.ufsc.br/numical.html

Por Daniel Ludwichd / Bolsista de Jornalismo na Agecom