Hospital Universitário vai passar por melhorias para racionalizar o uso de energia
Eletrobrás, Eletrosul e Hospital Universitário da UFSC assinam nesta quinta-feira, dia 7, na sede da Eletrosul, em Florianópolis, convênio de cooperação técnico-financeira para implantação de ações do Programa Eletrosul Procel Hospitalar. Participam do ato o presidente da Eletrosul, José Drumond Saraiva, e o vice-reitor da UFSC, Ariovaldo Bolzan.
Pelo convênio, a Eletrosul vai auxiliar o HU na implantação de um programa de conservação de energia que segue as orientações do Programa Nacional de Conservação de Energia (Procel), com o objetivo de reduzir os gastos do hospital com energia elétrica em até 30%. No início deste ano foi realizado um diagnóstico que constatou a necessidade de melhorias nos sistemas de iluminação e ar condicionado.
O valor a ser investido no programa – R$ 530,8 mil – também será usado na promoção de conceitos de combate ao desperdício de energia e estímulo ao uso eficiente da eletricidade entre empregados e pacientes, além da criação de uma comissão interna para conservação de energia. O início das obras está previsto para fevereiro de 2007 e a conclusão do programa, para dezembro de 2008.
O Procel Hospitalar é fruto de um convênio de cooperação entre a Eletrobrás e a Eletrosul. Em 2004, o projeto foi implantado de forma pioneira no Hospital Celso Ramos. Com um investimento de R$ 260 mil, o sistema de aquecimento de água, a caldeira e as instalações elétricas do hospital foram substituídos por equipamentos mais eficientes.
O programa também está funcionando em outros hospitais públicos e privados nos estados de atuação da Eletrosul. Em Santa Catarina, os hospitais Infantil Joana de Gusmão e o de Caridade também participam do Eletrosul Procel Hospitalar.
Assessoria de Comunicação Social e Marketing da Eletrosul – ACS
Adriana Haas – (48) 3231-7587 / 9962-2643 – ahaas@eletrosul.gov.br
Luiz Ricardo Machado – (48) 3231-7269 – rmachado@eletrosul.gov.br
Lucimar Polli – (48) 3231-7075 – lupolli@eletrosul.gov.br