Cerimônia de premiação da IX Olimpíada Regional de Matemática de Santa Catarina é neste sábado

01/12/2006 16:49

“Se ‘n’ é maior ou igual a 20, provar que existem números inteiros ‘a’ e ‘b’, maiores ou iguais a zero, tais que ‘3a + 11b = n’”. Essa foi uma das questões da prova aplicada aos alunos da sétima e oitava série que participaram da IX Olimpíada Regional de Matemática de Santa Catarina (ORM). A cerimônia de premiação será realizada neste sábado, 2 de dezembro, às 15h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. A olimpíada é realizada desde 1998.

Segundo a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), o evento tem dois objetivos: descobrir jovens talentos e estimular os alunos a gostarem desta ciência. Os organizadores não divulga o resultado vinculado às escolas, pois entende que o evento deve ser uma agradável competição entre indivíduos, e não entre instituições de ensino.

Para que não haja desequilíbrio os estudantes competem em níveis distintos de acordo com sua formação: nível 1, para alunos das 5ª e 6ª séries; nível 2, para alunos das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental e nível 3, para alunos do ensino médio. A olimpíada acontece todos os anos e é organizada pelos bolsistas do projeto junto aos integrantes do Programa Especial de Treinamento (PET) de Matemática.

Esse ano três alunos do Colégio de Aplicação, localizado no campus da UFSC, serão premiados: Lucas Bruno Barbosa Sandoval, do nível 3, ficou com a medalha de bronze, Danilo Nunes do Carmo também do mesmo nível ganhou certificado de menção honrosa e Igor Piacentini Coelho da Costa foi premiado com a medalha de bronze do nível dois.

Segundo Tatiane Sprandel, integrante da coordenação da Olimpíada Regional desse ano, a cerimônia de premiação, que contará com um coquetel, foi financiada pelo Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM) e espera a presença dos participantes, familiares e interessados.

Mais informações: 3331- 6809 ou www.orm.mtm.ufsc.br

Por Lívia Freitas / Bolsista de jornalismo na Agecom