Workshop sobre Engenharia Clínica vai até 1º de dezembro

28/11/2006 15:23

O Instituto de Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Santa Catarina (IEB/UFSC) promove nesta semana o evento “Gestão de Tecnologias Médico-Hospitalares e Workshop de Engenharia Clínica”. Organizado em parceria com a American College of Clinical Engineering (ACCE) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o evento, que foi aberto nesta segunda-feira, dia 27, tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento de pesquisas sobre tecnologia associada aos serviços de assistência à saúde.

Entre os temas que serão discutidos estão gerenciamento, planejamento e gestão das tecnologias médico-hospitalares, assim como qualidade, riscos e segurança em sua aplicação. Além disso, estarão em pauta os programas acadêmicos voltados à Engenharia Clínica, a regulamentação de dispositivos médicos e os avanços nas áreas de telemedicina, teleradiologia e telesaúde. “Este evento oportuniza a troca de experiências, o conhecimento das pessoas que trabalham na área e a consolidação de novas parcerias”, disse o coordenador do IEB, professor Fernando Azevedo.

De acordo com o coordenador do evento, professor Renato Garcia, a discussão auxilia a encontrar soluções para os desafios enfrentados por quem pesquisa o tema. “A incorporação da tecnologia a procedimentos médico-hospitalares ainda cria uma série de problemas, em especial porque essa é uma área em que os recursos são limitados.” Ele afirma ainda que a maioria das pesquisas busca otimizar o uso de recursos, tendo como finalidade a melhoria do atendimento ao paciente.

A UFSC, segundo o professor Garcia, tornou-se referência em Engenharia Biomédica na América Latina . “Estados Unidos e alguns países europeus lideram os estudos, mas o Brasil já desponta como destaque”, disse. Conforme o professor, o investimento por parte de governos e organizações internacionais em pesquisas relacionadas à aplicação de tecnologia à saúde sinalizam a necessidade de fomento dessa área.

O evento ocorre no IEB até o dia 1º de dezembro, reunindo cerca de 120 participantes, vindos de diversos países. Na abertura oficial estavam presentes Antônio Hernandez, da Organização Pan Americana de Saúde, e Benseg Wang, da Aramark Clinical Technologies Services, além do pró-reitor de pós-graduação da UFSC, Valdir Soldi, e do diretor do Centro Tecnológico, professor Júlio Felipe Szeremeta.

Mais informações sobre o workshop podem ser obtidas no site www.ieb.ufsc.br/workshop2006

Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC/ Por Débora Horn