UFSC oferece Grupo de Orientação para a redução de ansiedade de vestibulandos

01/11/2006 18:11

A ansiedade, o nervosismo, o medo de “dar o branco” são alguns fatores que atrapalham muitos estudantes na hora de prestar o vestibular. Pensando em ajudar esse público, o Laboratório de Informação e Orientação Profissional do Departamento de Psicologia da UFSC oferece o Grupo de Orientação ao Vestibulando. A atividade direcionada a tranqüilizar os estudantes para a prova é gratuita, oferece 30 vagas e inicia na próxima terça-feira, dia 7.

Duas turmas estão sendo formadas, uma na terça e outra na quinta-feira. As inscrições podem ser feitas junto ao Serviço de Atendimento Psicológico da UFSC (SAPSI), que fica ao lado do Centro de Ciências da Educação (CED).

De acordo com a coordenadora da atividade, Dulce Penna Soares, os estudantes participam de dinâmicas de grupo preparadas especialmente para pessoas que sofrem de ansiedade. Depois de uma entrevista inicial para saber que curso cada participante vai prestar e quais as suas maiores tensões relacionadas à prova, o grupo participa de jogos psicodramáticos – que utilizam recursos teatrais – e faz pinturas e desenhos.

Dulce explica que os alunos também participam de uma “viagem”, atividade em que eles imaginam, de olhos fechados, como vai ser o dia da prova. “Imaginar-se saindo de casa, chegando no local da prova ajuda os alunos a se localizarem”. Outra proposta da “viagem” é fazer o jovem se colocar na posição dos pais. Segundo Dulce, muitos estudantes se sentem pressionados pelos pais, como se a aprovação fosse uma obrigação, o que nem sempre é verdade.

Para receber o retorno dos vestibulandos e avaliar os resultados das atividades os participantes fazem a “foto do vestibular” no primeiro e no último encontro – são quatro ao todo. A “foto” consiste em uma pintura que traduz como o aluno vê o exame. Na maioria das vezes o resultado é positivo. “Geralmente a primeira foto é preta, cor que simboliza a dificuldade, e a última fica mais alegre, com cores mais leves”, comemora Dulce.

As atividades pretendem amenizar a ansiedade dos participantes no mês que antecede o vestibular. Para o momento da prova, caso o desespero apareça, técnicas de respiração são ensinadas. “Além da oxigenação do cérebro, a respiração profunda tranqüiliza a pessoa”, esclarece a coordenadora.

O Grupo de Orientação ao Vestibulando existe há dez anos e só não atuou nos anos que houve greve. Isso ocorre porque a proposta é campo para o estágio curricular do Curso de Psicologia. Esse ano, quatro estagiárias vão trabalhar com os estudantes.

Outras informações pelo telefone (48) 3331-9402.

Por João Gustavo Munhoz / Bolsista de Jornalismo na Agecom