Teatro da UFSC recebe monólogo “Consciência Parda”
Será apresentado no Teatro da UFSC de sexta a domingo (10 a 12/11), às 20h, o monólogo “Consciência Parda”, de Enio Stabel, com o ator paranaense Eli Cesar Soares e aluno da Oficina Permanente de Teatro da UFSC. A peça é uma produção do Água Viva Company, de Pato Branco, Paraná.
“Consciência Parda” é um monólogo em um ato com fundo psicológico e está em cartaz no Paraná há cinco anos. Por ser um drama reflete a situação familiar de muitas pessoas da platéia e as transporta para a sua realidade. Cada um, em algum momento, vê no espetáculo um retrato da sua vida, e isso induz as pessoas a uma reflexão sobre suas próprias ações.
Na temporada 2005 participou, entre outros encontros e festivais, do III Festival Augusto Boal, em São Paulo, onde foi eleito entre os “20” melhores espetáculos do Brasil e também entre os “15” melhores atores, o que evidencia os valores e talentos que existem na Região Sul.
Em 2006, o espetáculo foi apresentado para mais de 14 cidades paranaenses. Agora chegou a vez de Florianópolis assistir a esta montagem em que há apenas um ator no palco, sem cenários, e que faz com que a platéia ria e chore ao mesmo tempo sem medo, de ser feliz, como comenta o diretor.
Sinopse
É um drama de fundo psicológico referente a um débil mental, paranóico, com mania de poeta; revive sua vida de uma maneira desordenada, não havendo continuidade ou seqüência entre os fatos: uma hora recorda algo da idade adulta, outra, de algo da infância ou da adolescência e retorna novamente à idade adulta.
Suas reações são bem variadas e pôr vezes extremadas: infantis, efeminadas, eufóricas ou então histéricas; indo também da melancolia à violência com delírios ou devaneios alternados.
Como filho único de uma viúva, foi criado muito apegado à mesma com consentimento dele próprio, sem nunca reagir contra isso, ficando com a personalidade nula.
Quando a mãe morreu, ele ficou completamente transtornado, pois é possuidor de um complexo de Édipo crônico enraizado com tendência necrófila, guardando consigo o crânio da mãe.
Sobre o ator
O Ator Eli Cesar Soares, é patobranquense e há 18 anos trabalha com teatro à frente do Grupo Água Viva Company. Técnico em Artes Cênicas e Diretor de Produção, acadêmico de Pedagogia e Jornalismo, atualmente é aluno da Oficina Permanente de Teatro, da UFSC. Possui experiência nas áreas de interpretação, criação, maquiagem, iluminação, sonoplastia, cenário, figurino, recreação infantil e oficineiro. Em 2005 foi eleito entre os “15” melhores Atores do Brasil no III Festival Augusto Boal do SESC de Itaquera em São Paulo.
Oficineiro do Teatro Guaíra de Curitiba, Paraná, avaliador da Banca de Teatro do Projeto FERA – Festival Estudantil de Arte, do Paraná. Em 2006 apresentou os trabalhos: “Em nome do filho” de Reginaldo Faria, “As dez mais do córtex cerebral” de Cyrano Rosalem e “O diário de Nabucodonosor” de Enmanuel Nogueira, apresentado para aproximadamente 9.000 alunos da Rede de Ensino Estadual e Particular do Paraná.
Ficha técnica
Ator: Eli Cesar Soares
Sonoplastia: Marcelo Rocha
Iluminação: Anderson Sauthier
Figurino e cenário: Eli Cesar Soares
Maquiagem: Eli Cesar Soares
Fotografia: Mariza Medeiros
Criação e mídia: Eloy De Lima
Texto: Enio Stabel
Direção geral: Eli Cesar Soares
Produção: Água Viva Company
Serviço
O QUÊ: Espetáculo teatral monólogo “Consciência Parda”.
QUANDO: Dias 10, 11e 12 de novembro de 2006 às 20 horas.
ONDE: Teatro da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade
QUANTO: Ingressos: R$10,00 adulto, R$ 5,00 estudantes, classe artística e idosos .
PRODUÇÃO: Água Viva Company – Pato Branco – Paraná
CONTATO: Eli Cesar Soares – Diretor do Grupo – (46) 9971-2778 e (48) 9979-6319
RESERVAS: eliceroso@yahoo.com.br e ciaaguaviva@yahoo.com.br
Fonte: [CW] DAC-PRCE-UFSC, com texto e fotos do diretor do grupo.