Semana da Aqüicultura comemora conquista do registro para o profissional da área

06/11/2006 11:35

Estudantes das áreas de biologia, agronomia e oceanografia da Região Sul integram no período de 6 a 10 de novembro a quarta edição da Semana da Aqüicultura (Semaqui). O encontro comemora a conquista do registro profissional de Engenheiro da Aqüicultura junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA/SC). O evento ocorre no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC, no Campus Itacorubi.

A programação prevê apresentação de trabalhos científicos em forma de painéis, palestras, minicursos e um workshop que contará com a presença de membros do Centro Acadêmico de Engenharia de Aqüicultura, da Associação Brasileira de Engenheiros de Aqüicultura, de alunos de graduação, de profissionais formados e representantes dos órgãos públicos e empresas ligadas à atividade de Aqüicultura. Nesta edição serão realizados 11 minicursos e 60 palestras.

Ana Carolina, aluna da quarta fase da Aqüicultura, lembra que a edição anterior do evento contribuiu para a conquista do registro profissional. “A Semaqui passada abriu espaço para o profissional da aqüicultura”, afirma. A Associação Brasileira dos Engenheiros da Aqüicultura (Abeaqui) esteve presente em um workshop, em que a aquisição do registro do CREA foi o tema discutido.

A quarta edição reserva um espaço ainda maior para a profissão. Representantes do CREA ministrarão palestras especiais sobre a conquista do registro. Alguns minicursos se destacam na semana. “São relevantes, pois tratam de temas complementares ao curso, além de integrarem a aqüicultura ao manejo ambiental”, explica Ana Carolina. Entre eles estão cultivo de caranguejo para repovoamento; técnicas para a criação de linguado; introdução ao cultivo de peixes ornamentais; biologia e manejo do jacaré-de-papo-amarelo.

Alunos da graduação que fizeram pesquisa ou estagiaram no exterior também vão apresentar palestras ou expor painéis. As inscrições estão abertas até a data de início do evento, dia 6 de novembro. O público esperado é de 200 pessoas.

Leia também: Registro do engenheiro de aqüicultura é aprovado no CREA