Projeto 12:30 apresenta banda Coletivo Operante em escola pública do Rio Vermelho

27/11/2006 13:56

O Projeto 12:30 – Intercâmbio Catarinense: Circuito Grande Florianópolis teve como atração nesta segunda-feira, dia 27 de novembro, às 13h15, a banda Coletivo Operante. A apresentação foi realizada na Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes, no bairro Rio Vermelho, em Florianópolis.

O Intercâmbio Catarinense, com cinco apresentações anuais em escolas públicas, é um dos desdobramentos do Projeto 12:30 que acontece no campus da UFSC em todas as semanas durante o ano letivo, com apresentações às quartas-feiras, ao ar livre, na Concha Acústica, e quinzenalmente às quintas-feiras no Teatro da Universidade. Nesta semana, o Projeto 12:30 ainda visitará duas escolas de São José que receberão as bandas “Arreio Sem Freio” e um bis com a “Coletivo Operante”.

Estas apresentações em escolas públicas fazem parte do Projeto 12:30 Intercâmbio Catarinense que recebeu recursos do edital Pró-Extensão da UFSC para a realização de cinco apresentações em escolas da rede pública da Grande Florianópolis. Na semana passada, a Escola Getúlio Vargas, no bairro Saco dos Limões, recebeu a banda “3 Jay” e a Escola Leonor de Barros, no Itacorubi, recebeu a banda “Ilha de Nós”, em ambas a receptividade dos alunos foi bastante estimulante. Esta atividade do Projeto 12:30 procura atender escolas que ainda não foram contempladas em nenhum dos anos anteriores. As escolas são escolhidas de acordo com a estrutura, a localização e o número de alunos.

Há 14 anos apresentando semanalmente atrações culturais aos estudantes e comunidade universitária da UFSC, o Projeto 12:30 busca partilhar seus bons frutos com outras comunidades. Dando continuidade à experiência bem sucedia de 2003, em cinco cidades do litoral do Estado, o objetivo do Intercâmbio Catarinense tem sido o de levar artistas, que se apresentaram no campus da UFSC, para cinco escolas públicas da Grande Florianópolis, promovendo shows com bate-papos entre os músicos e estudantes das comunidades visitadas, buscando também incentivar a produção e a difusão de bens culturais em cidades de Santa Catarina.

O Projeto 12:30 é realizado pelo DAC (Departamento Artístico Cultural), da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFSC, e apresenta semanalmente atrações de cunho cultural, grupos de música, dança e teatro. Artistas interessados em participar devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3331-9348 e 3331-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para projeto1230@dac.ufsc.br.

BANDA COLETIVO OPERANTE

Com orgulho de não se enquadrar em nenhum estilo pré-definido, a banda Coletivo Operante faz um rock melodioso, pesado, dançante, psicodélico, sem medo de misturas, refletindo os gostos e experiências musicais diversas dos cinco integrantes.

Caio Cezar e Luiz Maia, com anos de experiência juntos na estrada com a Stonkas y Congas, juntaram-se em 2005 para gravar composições que a dupla tinha guardadas. No Estúdio Jardim Elétriko começaram a criar um disco que, de início, seria um trabalho dos dois compositores. As gravações eram cheias de participações especiais, como de Gafa, da Iriê, Marcelo Frias, do Secos & Molhados, Jorge Gómez da Phunky Buddha, entre outros músicos.

Então em 2006 foi a vez de Ulysses Dutra aparecer para gravar e a participação se tornou tão divertida e produtiva que o guitarrista, ex-Phunky Buddha, foi convidado para embarcar no projeto. Ulysses nem pensou duas vezes e trouxe com ele o excepcional baterista e percussionista Guilherme Ledoux e o freakeyboard do tecladista Luciano Py. Estava formado o quinteto que batizaram de Coletivo Operante.

Com Caio Cezar na voz, Luiz Maia no baixo, Ulysses na guitarra, Luciano Py nos teclados e Guilherme Ledoux na bateria e percussões, os cinco começaram a ensaiar regularmente para formar um repertório de músicas próprias e voltaram ao estúdio no mês de outubro, onde registraram 4 músicas que estão sendo finalizadas e breve estarão disponíveis na Internet.

“É rock-funk-samba-soul-reggae-ska-eletro-blues-de-raiz-psicodélico”, tenta resumir o guitarrista Ulysses Dutra. O baterista Guilherme Ledoux é quem consegue sintetizar: “Acho que é RPB. Rock Popular Brasileiro”.

SERVIÇO:

O QUÊ: Show do Projeto 12:30 Intercâmbio Catarinense: Circuito Grande Florianópolis, com a banda Coletivo Operante

QUANDO: Dia 27 de novembro de 2006, segunda-feira, às 13h15

ONDE: Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes, bairro Rio Vermelho, Florianópolis.

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade da escola

PROGRAMA: Músicas Próprias

CONTATOS: DAC: (48) 3331-9348 / 3331-9447 – projeto1230@dac.ufsc.br – www.dac.ufsc.br ou ulyssesdutra@gmail.com

Fonte: [CW] e [RF] DAC-PRCE-UFSC