III Seminário de Educação Intercultural reúne pesquisadores de quatro continentes
Começa nesta segunda (13/11) o III Seminário Internacional de Educação Intercultural, Movimentos Sociais e Sustentabilidade. O encontro que prossegue até quarta-feira (15/11) é realizado por iniciativa da Association Internationale pour la Recherche Interculturelle, sendo o primeiro colóquio da instituição Argelina na América Latina. Participarão 75 pesquisadores que representam 17 países de quatro diferentes continentes. O objetivo é apresentar e debater estudos realizados por grupos e pesquisadores a respeito de iniciativas articuladas com movimentos socioculturais e suas experiências de compreensão e enfrentamento para promover a sustentabilidade no planeta.
O primeiro seminário foi realizado na UFSC, em 1997, com a criação de uma rede de cooperação internacional, a Rizoma. A idéia era iniciar um debate sobre a influência dos movimentos sociais na educação. Desse modo, foi possível rever conceitos e entender o contexto das relações entre os povos e organizações, refletindo, assim, sobre os conflitos existentes. Em 2003, a segunda edição já acrescentou aos estudos as relações de inclusão e exclusão, tendo como tema principal as questões relativas ao gênero.
A temática escolhida para este ano é fruto das discussões dos encontros anteriores. A idéia “Perspectivas Epistemológicas e Propostas Metodológicas” pretende avaliar melhor as relações do homem com o meio onde ele vive. O coordenador do evento, professor do Centro de Educação da UFSC, Reinaldo Fleuri, explica que é preciso que a sociedade se preocupe com o equilíbrio ecológico. “Nós não somos autônomos, precisamos de uma organização social que seja compatível com a natureza ”.
Durante os três dias de seminário serão apresentados no Centro de Cultura e Eventos 40 artigos em oito seções de trabalho. Por questões financeiras, o evento será restrito aos pesquisadores convidados, apenas o cerimonial de abertura e o de encerramento serão abertos, inclusive com transmissão ao vivo pela internet no site do evento (www.rizoma3.ufsc.br). As mesas de discussão serão gravadas e disponibilizadas posteriormente no mesmo portal. Ao final do seminário pretende-se organizar uma publicação impressa e/ou eletrônica a partir das questões levantadas.
A abertura, que acontece no auditório da Reitoria, contará com a presença do reitor Lúcio Botelho, do coordenador do encontro, Reinaldo Fleuri, e do presidente da Association Internationale pour la Recherche Interculturelle, Mohamed Lahlou. A senadora Ideli Salvati e do deputado federal Mauro Passos também estarão presentes. Na sequência a mesa-redonda “Interculturalidade e Sustentabilidade : Desafios e Propostas Emergentes no Século XXI ” terá pesquisadores do Canadá, Suiça, Portugal, México, Bolívia, Romênia e do Brasil.
Maiores informações no site www.rizoma3.ufsc.br ou pelo telefone (48)33318702
Saiba Mais:
Objetivos específicos do encontro:
– Analisar a configuração atual de movimentos socioculturais envolvidos com o debate intercultural e ambiental.
– Delinear as expectativas e configurações teórico-metodológicas destes movimentos e as epistemologias que lhes são subjacentes.
– Identificar como se configuram as relações entre as diferentes perspectivas e possibilidades de construção de estratégias interculturais.
– Analisar a contribuição da Educação Intercultural na construção de sociedades mais sustentáveis
Por Juliana Schwartz Dal Piva / Bolsista de Jornalismo na Agecom