II Congresso Brasileiro e I Iberoamericano sobre Habitação Social reúnem 300 pesquisadores

16/11/2006 13:52

Desde a última terça-feira, 14/11, pesquisadores, estudantes e profissionais vindos da América do Sul, Portugal e Espanha participam do II Congresso Brasileiro e I Iberoamericano sobre Habitação Social (CTHAB’2006) – Ciência e Tecnologia, em Florianópolis (SC). Reunidos, os cerca de 300 participantes discutem alternativas para minimizar um problema que atinge milhões de famílias em todo mundo: a falta de moradia.

A abertura oficial do evento ocorreu apenas na noite de quarta-feira, 15, mas desde o dia anterior era desenvolvido o minicurso “Estratégias de qualificação do projeto para a habitação de interesse social”, no qual os participantes conheceram formas de agregar qualidade e funcionalidade a moradias de baixo custo — destinadas a famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. A conferência de abertura do II CTHAB foi realizada pelo pesquisador Edín de Jesús Martínez Ortega, de El Salvador, que fez uma análise crítica das políticas, experiências e atuações na área habitacional na América Latina.

Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Posarq) e pelo Grupo de Estudos da Habitação (Ghab) da Universidade Federal de Santa Catarina, o II CTHAB termina na sexta-feira, dia 17. A programação completa do evento está disponível no site www.cthab.ufsc.br .

Por Débora Horn / Núcleo de Comunicação do CTC