Florianópolis sedia 1º Encontro Sul-Brasileiro de Hidroponia
A Universidade Federal de Santa Catarina, através do Laboratório de Hidroponia (LabHidro), ligado ao Centro de Ciências Agrárias, promove nos dias 13 e 14 deste mês o 1º Encontro Sul-Brasileiro de Hidroponia. O evento é destinado aos produtores, pesquisadores, estudantes e empresários interessados na hidroponia, técnica conhecida mundialmente por não agredir o meio ambiente e apresentar produtos mais viçosos e de maior durabilidade. A chamada “lavoura moderna” possibilita uma alimentação mais sadia e pode ser feita em fundo de quintal.
A partir do tema “Tecnologias e desafios na hidroponia” serão abordadas as novidades adotadas por técnicos, pesquisadores e empresas, bem como experiências, dificuldades e dicas de produtores. As discussões permitirão a ampliação do conhecimento, a partir das contribuições individuais dos participantes. O encontro também tem como meta colaborar com a consolidação da hidroponia como oportunidade de mercado, pesquisa, inovação e desenvolvimento econômico, social e regional.
No Brasil, foi a partir dos anos 90, em São Paulo, que a hidroponia
começou a ser conhecida. Na UFSC, o professor Jorge Barcelos, coordenador do LabHidro, começou a ministrar cursos em 2000. Com o desenvolvimento da técnica, Barcelos passou a ser conhecido tanto no Estado como nacionalmente, colocando a UFSC em destaque nos estudos da agricultura hidropônica.
As inscrições deve ser efetuadas na Fapeu/UFSC e até o dia 7 de novembro têm desconto especial. Mais informações sobre o encontro podem ser obtidas pelos fones (48) 3331-5438 (LabHidro), (48) 99925959 (Jorge Barcelos) e também através do site: www.hidroponia.ufsc.br. Inscrições com Grasiela, FAPEU, pelo fone (48) 3331-8767 ou e-mail: grasi@fapeu.ufsc.br.
Por Celita Campos / Jornalista da Agecom