Departamento de Farmacologia oferece curso de férias sobre medicamentos

27/11/2006 14:57

Cartaz divulga o curso

Cartaz divulga o curso

O período de férias, tão aguardado por alunos e professores, terá na UFSC um espaço para “Integração, Educação e Ciência”. O tema “Como surgem e agem os medicamentos” será estudado com alunos e professores de ensino médio, da rede pública, através do projeto “Novos Talentos”. Em aulas práticas e teóricas serão trabalhados conteúdos relativos às ciências biológicas, com foco no uso de medicamentos. Formulários para inscrições já foram enviadas para todas as escolas da rede estadual e municipal de Florianópolis.

As aulas para os professores iniciam no dia 15 de janeiro e seguem até o dia 26. A primeira semana é destinada ao conhecimento teórico com palestras. Na segunda será direcionada a trabalhar em laboratório novas práticas de ensino através de experimentos. “Sempre promovendo o questionamento”, explica Edinéia Lemos de Andrade, doutoranda em farmacologia e uma das organizadoras desta edição. No dia 22 de janeiro é a vez dos alunos, que terão apenas uma semana de curso. O encerramento das atividades se dará com a produção de uma peça teatral sobre a história da farmacologia.

Estudantes em edição passada

Estudantes em edição passada

O professor do Departamento de Farmacologia da UFSC, João Batista Calixto, explica que o mais importante do projeto é a inclusão social promovida. O curso, que é oferecido nas férias de verão e de inverno, seleciona quatro alunos e dois professores destaque para

trabalharem como bolsistas nos laboratórios do departamento. A seleção é feita através da avaliação do desempenho nas atividades que são observadas pelos monitores.

Os estudantes selecionados têm, então, a oportunidade de participar de projetos de doutorado e os professores são incentivados a cursos de pós-graduação. Além disso, o projeto custeia, em cursinhos, a preparação para o vestibular dos bolsistas do último ano do ensino médio. Dos 14 alunos selecionados pelo projeto, 10 fizeram o pré-vestibular em cursos preparatórios. Atualmente três estão fazendo e um deles ingressou na UFSC pelo vestibular 2006.

Andrey Nascimento era aluno do Instituto Estadual de Educação quando ingressou na primeira turma do “Novos Talentos”, em 2004. Hoje, aluno do curso de Farmácia, é bolsista do CNPq e participou de diversos trabalhos de doutorado, com participação em artigos publicados internacionalmente. Andrey ressalta a importância da participação no projeto: “É muito bom para conhecer a área e se identificar com a profissão”.

“Novos Talentos” foi uma iniciativa do professor Leopoldo de Meis da UFRJ, em 1986. O objetivo de melhorar a formação escolar de alunos carentes promoveu a expansão do programa, da qual, hoje, participam 13 universidades federais. O projeto é custeado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Maiores informações no Departamento de Farmacologia ou com Ana Flávia pelo email ana_dear@yahoo.com.br e no telefone 33319491 no ramal 228 e 229.

Por Juliana Dal Piva / Bolsista de Jornalismo na Agecom