Apresentação da peça Surtos ou Manual de Internação INvoluntária

28/11/2006 14:55

O “Grupo de Teatro, Cinema e Terapia para os Usuários do CAPS”, coordenado pelo professor Marcos Eduardo Rocha Lima (Departamento de Psicologia da UFSC), convida a todos para assistirem à apresentação do espetáculo “Surtos ou Manual de Internação INvoluntária”, no dia 1º de dezembro (sexta-feira) às 12h30min na Concha Acùstica da UFSC.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) espalhados pelo Brasil (750 atualmente) têm se constituído numa alternativa real às opções tradicionais que restam aos diagnosticados com transtornos mentais severos: ser excluído através do internamento em um manicômio ou ser excluído de uma forma mais sutil em casa, tornando-se um ser humano totalmente apático, passivo, contido por doses excessivas de medicamentos antipsicóticos.

O CAPS de Florianópolis é mantido pela Prefeitura Municipal, oferecendo à toda comunidade serviços gratuitos, o que possibilita o atendimento de usuários de todos os segmentos da sociedade. Independentemente da condição sócio-econômica.

Nesse contexto é que acontece o “Grupo de Teatro, Cinema e Terapia para usuários do CAPS”, que tem como objetivo primordial promover nesses sujeitos o desenvolvimento de sua autonomia, pela constituição de um espaço privilegiado para a troca de saberes a cerca da questão da saúde mental entre os sujeitos considerados psicóticos, estudantes de varias áreas, técnicos do CAPS e professores. Pela produção coletiva de uma peça de teatro e de um filme, além da realização de acompanhamentos terapêuticos e da manutenção de um grupo de estudos interdisciplinar pretende-se contribuir para a inclusão social e para a produção de conhecimento teórico-prático.

Este projeto permite a constituição de um campo de estagio e pesquisa a alunos e professores de diferentes cursos da graduação e pós-graduação.

Fonte: Grupo de Teatrom Cinema e Terapia para usuários do CAPS

Informações com Fernanda tel: 9602-2697