Abertas inscrições para V Fórum de Prevenção às Drogas

13/11/2006 14:07

Assim como as crianças da região sudoeste da Bahia que servem de mão-de-obra nos alambiques de cachaça, os jovens brasileiros desenvolvem a dependência alcoólica. Discutir a importância, a natureza e a estruturação das comissões de prevenção às drogas nas instituições de ensino superior é fundamental para o desenvolvimento de novas estratégias contra a problemática. Esse é o motivo pelo qual o V Fórum das Instituições Catarinenses de Ensino Superior Sobre o Uso Abusivo de Drogas já acontece há três anos. Dessa vez, o evento será realizado no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), da UFSC, nos dias 16 e 17 de novembro.

Uma das principais palestras do fórum, sobre “Políticas Públicas e Prevenção às Drogas”, será ministrada às 10h do dia 16 por Ana Cecília Marques, médica psiquiatra, ex-presidente da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e outras Drogas (Abead), e coordenadora do “Traftfumo” da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Segundo o texto escrito por Ana Cecília para o site do Instituto de Prevenção e Pesquisa em Álcool e Outras Dependências (IPPAD) é partir de 1980 que “os estudos sobre saúde e álcool se intensificam, a bebida aparece como causa de doenças graves e mortalidade precoce e o impacto na saúde passa a ser discutido nos países mais desenvolvidos”. Assim, os fundamentos para ações preventivas, de tratamento e para a elaboração de políticas públicas, começam a ser determinados, principalmente através de eventos como este.

As inscrições para o V Fórum de Prevenção às Drogas são gratuitas e podem ser realizadas até esta segunda-feira, 13 de novembro. Os interessados devem enviar uma mensagem para prevencao@reitoria.ufsc.br com o nome completo, profissão e a instituição onde trabalha ou ir no local do evento a partir das 8h.

O evento é resultado da iniciativa da Comissão de Prevenção às Drogas da Universidade Federal de Santa Catarina, já ocorreu nas cidades de Criciúma e Blumenau e recebe a cada encontro um número crescente de participantes.

Mais informações pelo telefone: 3331-9611 (Lúcia)

Lívia Helena Freitas / bolsista de jornalismo da Agecom.