UFSC é bicampeã em competição mini baja
A Equipe Mini Baja da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) conquistou as duas melhores colocações no IV Desafio Dana Baja Sul com os carros Ilhéu (campeão) e Uiraçu (vice), nos dias 21 e 22 de outubro, em Gravataí (RS). A equipe repetiu a dobradinha de 2005. Durante a competição, 17 carros de 14 universidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná foram submetidos a provas estáticas e dinâmicas. Além dos títulos, os alunos da UFSC trouxeram para Florianópolis o prêmio, um motor de 10HP.
Os veículos do tipo mini baja foram totalmente desenvolvidos por 11 estudantes de engenharia da UFSC, do projeto à construção. O bom desempenho dos carros já foi confirmado no primeiro dia de competição. A equipe conquistou o primeiro lugar com o carro Uiraçu nas provas de conformidade de projeto e subida de rampa, obtendo as notas máximas. Já o Ilhéu ganhou a prova de enduro. Os carros largaram na frente e lideraram a prova de domingo de ponta a ponta. A prova de Tração que estava no cronograma das provas de sábado foi cancelada.
Os capitães e pilotos dos carros Ilhéu e Uiraçu são, respectivamente, Fernando Arruda e Antônio Carlos Guimarães. Este último não pôde participar da competição e foi substituído pelo piloto Fernando Balen. Os carros continuam os mesmos desde a competição nacional em Piracicaba, no ano passado, onde a equipe conseguiu o quarto e sexto lugar.
O projeto
O mini baja é um veículo de quatro rodas, para um ocupante, planejado para trajetos fora da estrada (off-road). A equipe de estudantes de engenharia da UFSC projeta os carros no computador e depois monta em laboratório, com auxílio da disciplina optativa “Veículos Automotores”, oferecida pelo professor Lauro Nicolazzi, do Departamento de Engenharia Mecânica. Nas aulas, eles conhecem todas as etapas que envolvem o projeto de um automóvel.
No ano passado, a empresa alemã KMT entregou equipamentos de medição à equipe de Mini Baja da UFSC. Dentre as doações, estão peças semelhantes às utilizadas em competições de Fórmula-1 e ao sistema de caixa preta da antiga estação espacial russa MIR.
Os integrantes da equipe acreditam que o bom desempenho nas competições se deve à união da equipe Ilhéu e Uiraçu, em 2002. “Assim a gente conseguiu se concentrar na continuidade do projeto e trocar experiências de construção e mecânica”, diz Fernando Arruda – piloto do carro Ilhéu. Alexandre Rodriques considera a disputa Dana Sul como “um teste para confiabilidade e desempenho dos carros para competição em Piracicaba que acontecerá em março de 2007”.
Cada veículo custa em média R$ 20 mil. Algumas peças importadas, como os pneus e os motores encarecem o protótipo. O projeto é financiado pela Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (Feesc), pelo Departamento de Engenharia Mecânica e empresas privadas, como ZEN S.A., NSK, Rudolph Usinados, Wiest, PT Alliance, Ciser, Titex e Eletrosul.
A competição
Das 17 equipes participantes, dez eram de universidades gaúchas, duas do Paraná e duas Santa Catarina (UFSC e Udesc), somando 150 estudantes inscritos. Os juízes da competição manobram os carros nas avaliações de segurança, motor e conforto.
Após a criação do Desafio Dana Baja Sul, em 2003, as equipes das faculdades da região Sul do País passaram a obter melhores resultados na competição nacional. Como os estudantes da região testam antes os seus carros, isso fez com que a disputa nacional, em Piracicaba (SP), se tornasse bem mais equilibrada.
Assessoria Mini Baja UFSC – assessoria.baja@yahoo.com.br
Bruna Wagner – (48) 91198126
Fernanda Rebelo – (48) 96230936
Mais informações nos sites: www.minibaja.ufsc.br e www.dana.com.br/bajasul