Terceira edição do Encontro de Matemática Universitária inicia nesta quinta-feira

11/10/2006 18:45

O III Encontro de Matemática Universitária ocorre de 12 a 15 de outubro no campus da UFSC. O evento é um projeto de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) da Matemática. José Luiz Rosas Pinho, tutor do PET, diz que esta é a oportunidade para que alunos de graduação e pós-graduação conheçam estudiosos brasileiros reconhecidos no país e no mundo.

Um dos palestrantes, Marcelo Viana, é o ganhador do prêmio internacional Srinivasa Ramanujan, voltado para países em desenvolvimento. O matemático destaca-se no estudo de sistemas dinâmicos, fenômenos naturais que evoluem no tempo, como o crescimento da população e o movimento dos planetas. Viana é pesquisador titular do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) do Rio de Janeiro.

Clóvis Caesar Gonzaga, professor da UFSC, também vai estar no encontro. Ele é o principal estudioso do país na área de otimização. Esta área estuda como encontrar mais rapidamente a solução para problemas matemáticos resolvidos em programas de computador.

Pinho, tutor do PET, diz que a idéia do primeiro encontro foi de Karla Christina da Costa Kagoiki, estudante, na época, do último ano da Matemática. Ela fazia o trabalho de conclusão de curso sob a orientação do professor Gonzaga. Por ser reconhecido nacionalmente, o professor facilitou a vinda de convidados importantes no país. “Desde a primeira edição do encontro, mantemos a boa qualidade das palestras”, afirma Pinho.

São 356 inscritos no evento. Além da UFSC, estudantes das federais de toda a região Sul e Sudeste vão participar. Alunos de faculdades privadas de Santa Catarina também vão estar presentes. O PET preparou alojamento e festa de confraternização para os participantes. Pró-reitorias da Universidade e a rede de estudo Instituto do Milênio, coordenada pelo IMPA, são parceiros do encontro.

Mais informações: www.pet.mtm.ufsc.br/encontro2006

Por Janaina Cavalli / Bolsista de Jornalismo na Agecom