Teatro da UFSC recebe peça infantil “As aventuras de Chico Marceneiro”
Acontece no Teatro da UFSC nos dias 13 e 14 de outubro, sexta-feira e sábado, às 15h, a apresentação da peça infantil “As Aventuras de Chico Marceneiro”. O espetáculo é uma produção do Grupo de Teatro de Bonecos do Núcleo Espírita de Artes
“O Marceneiro e As Ferramentas” (Participação Especial no 2º Festival de Teatro Espírita de Florianópolis) é uma peça de formas animadas, na maior parte encenada por fantoches de médio porte (em torno de 1m de altura) construídos em espuma coberta com tecido e objetos cenográficos em telas pintadas, esculturas em isopor e fibra de vidro. A peça tem falas gravadas e é musicada por Maestro Maurício Soares, fundador do NEA. Esta peça estreou em 09/04/2005 no Teatro Adolpho Melo em Florianópolis.
Na temporada 2005 o espetáculo teve o seguinte enredo: “No interior do Brasil ainda se faz móveis em marcenarias muito simples e cada marceneiro é um verdadeiro artista! Como o Chico Marceneiro, um bondoso e sábio senhor que constrói seus móveis com muito carinho. Certo dia, Chico recebeu uma encomenda de um móvel onde deveria ser colocado um grande tesouro. É aí que começa toda a história porque, para fazer o novo móvel, ele precisou contratar mais alguns funcionários, que eram muito arrogantes! Um se achava melhor que o outro. Imagine a confusão que deu! Ainda bem que o velho Chico é muito sábio e soube direitinho como resolver esse problema.” Texto: criação do grupo e direção: Carlos Eduardo da Silva.
Em 2006 “O Marceneiro e As Ferramentas – 2ª. Jornada”, recebe o nome de “As Aventuras de Chico Marceneiro” com novo enredo, novo cenário e novos bonecos mais adequados aos palcos dos grandes teatros do Brasil. A reformulação plástica e dramatúrgica deu mais beleza e envolvimento a esta peça, que na primeira versão foi apresentada 16 vezes ao longo de 10 meses em Florianópolis e região.
SINOPSE
No interior do Brasil tem uma cidadezinha chama Luar do Sertão, onde existe uma marcenaria muito conhecida não apenas pelos móveis de excelente qualidade, mas pela bondade do seu dono, seu Chico o Marceneiro. Seu Chico além de muito habilidoso no trabalho com a madeira, ouvia a todos e dava valiosos conselhos inspirados pelos amigos espirituais. Essa marcenaria é realmente especial: as ferramentas falam, o telefone está educando a sua mediunidade e os animais de várias espécies são os clientes, e diga-se de passagem, ótimos pagadores, apesar de muito exigentes!
Tudo ia muito bem na sua marcenaria até o dia em que o Marceneiro decidiu ligar pra cidade pra saber o preço de um tal equipamento moderno, despertando o ciúme dos seus funcionários, digo, ferramentas. E foi aí que começou a crise, porque as ferramentas acharam que seriam aposentadas e começaram a brigar entre si… infelizmente nem deram ouvidos à única pessoa que sabia realmente do assunto: o telefone! E só porque ele era médium. Pena que com isso os móveis começaram a perder a qualidade e a harmonia da marcenaria foi pro beleléu… dessa forma os clientes se foram, as dívidas aumentaram até que o banco decidiu hipotecar a marcenaria em dois dias se tudo não fosse pago. E foi aí que as ferramentas perceberam a bobagem que haviam feito… ai, ai, e agora, será que em tão pouco tempo elas vão conseguir reverter a situação que criaram e pagar ao ganancioso banqueiro, Senhor Javali? Será que o Chico vai perdoar essa atitude tão egoísta que pode lhe custar a sua amada marcenaria? E as ferramentas, serão aposentadas? Que raios de equipamento moderno será esse? Nossa Senhora, quanta dúvida, quanta coisa… é o bicho vai pegar lá no Sertão!
SOBRE O GRUPO
O Grupo de Teatro de Bonecos do NEA tem seis anos de atividade e é uma equipe formada dentro da instituição espírita Núcleo Espírita de Artes que por sua vez completou 18 anos no último mês de maio. O NEA é uma instituição radicada em Florianópolis/SC e filiada a Federação Espírita Catarinense.
Segundo o diretor do grupo, Carlos Eduardo Silva, desde o dia 26 de Julho de 2006, o Núcleo Espírita de Artes, através do seu Grupo de Teatro de Bonecos, é a única instituição brasileira aceita como membro da UNIMA (União Internacional dos Marionetistas) e única instituição espírita do planeta. A UNIMA é a maior organização mundial congregadora de profissionais, estudantes e grupos de animação. Tem sede na França e é representada no Brasil pela ABTB (Associação Brasileira de Teatro de Bonecos). Além do NEA, apenas a UDESC é filiada, como instituição instrutora, no Estado de Santa Catarina.
FICHA TÉCNICA:
TEXTO: Carlos Eduardo da Silva
ARGUMENTO: Adriana Miguel, Cecília Alves, Cristine Esmeraldino, Arlindo Júnior, Marília Ignácio, Tallulah Silva, Tatiana Cobucci e Thiago Pires
GÊNERO: Infantil, FAIXA ETÁRIA: 4 – 13 anos (recomendável), DURAÇÃO: 40 minutos
ELENCO: Adriana Maria Miguel, Ariel do Pinho, Carlos Eduardo da Silva, Cecília Alves Frony Gondran, Marília Ignácio, Tatiana Cobucci
PESQUISA MÚSICAL: Trilha sonora – Carlos Eduardo da Silva e Maurício Soares
PROJETO DE ILUMINAÇÃO: Ariel do Pinho, Carlos Eduardo da Silva e Cristine Esmeraldino
CONSTRUÇÃO DOS BONECOS E CENÁRIO: Adriana Miguel, Ariel do Pinho, Arlindo Juniores, Carlos Silva, Cecília Alves, Marília Ignácio, Tatiana Cobucci, Tiago Soares e Thiago Pires
DIREÇÃO GERAL: Carlos Eduardo da Silva
PRODUÇÃO: Grupo de Teatro de Bonecos
SERVIÇO:
O QUÊ: Peça infantil com teatro de bonecos “As Aventuras de Chico Marceneiro”
QUANDO: 13 e 14 de outubro de 2006 às 15 horas
ONDE: Teatro da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade
QUANTO: INGRESSOS: R$ 10,00 adulto, R$ 5,00 estudantes, idosos e menores de 6 anos.
PRODUÇÃO: Grupo de Teatro de Bonecos do NEA – Núcleo Espírita de Artes
CONTATO: Carlos Eduardo Silva – Diretor do Grupo – (48) 3249-7009
Fonte: [CW] DAC-PRCE-UFSC, com texto e foto do grupo.