Planejamento urbano no Brasil e Europa em debate na UFSC

23/10/2006 08:58

Pesquisadores em planejamento urbano do Brasil e da França têm encontro marcado esta semana na UFSC. De 23 a 25 de outubro, a universidade recebe no auditório da Reitoria o seminário “Planejamento Urbano no Brasil e na Europa: um diálogo ainda possível?”. Organizado pelo Laboratório Cidade e Sociedade, do Departamento de Geociências da UFSC, o encontro pretende abrir um canal de diálogo entre as experiências brasileiras e européias em planejamento urbano, discutindo as questões comuns e os caminhos divergentes adotados pelos dois modelos.

De acordo com os organizadores, o seminário nasceu de uma necessidade de se promover, dentro do ambiente acadêmico, eventos que possibilitem a divulgação de atividades, projetos, publicações e pesquisas na área do planejamento urbano. O encontro também vai possibilitar uma conseqüente interação entre pesquisadores, docentes e estudantes que buscam referenciais frente ao processo de desenvolvimento das cidades, sejam elas brasileiras ou européias.

Segundo o presidente do seminário e professor do Departamento de Geociências da UFSC, Élson Manoel Pereira, a principal característica do tema é a sua multidisciplinaridade. “O planejamento urbano é um tema fundamental porque engloba várias áreas do conhecimento. O seminário pode funcionar, então, como um catalisador de trabalhos, nos mais diversos cursos, dentro da UFSC”, avalia.

Dividido em três eixos temáticos, o encontro vai discutir o planejamento urbano brasileiro e o diálogo com as teorias e práticas européias, a prática do planejamento urbano brasileiro atual e a contribuição acadêmica sobre o desenvolvimento urbano de Florianópolis. Foram recebidos trabalhos de todo o país. Destes, cinco foram selecionados para a apresentação nas mesas temáticas e 27 serão apresentados em forma de pôsteres.

Entre os conferencistas está o professor Yves Chalas, do Institut Urbanisme de Grenoble, IUG, da Universite Pierre Mendes France, Grenoble II – França, que vai falar sobre a sua experiência na prática do planejamento urbano, enfocando a participação popular. Outra participação importante é a da professora da Unicamp e assessora do ministério das cidades, Arlete Moysés Rodrigues, que vai trazer os últimos números do grande movimento para que todas as 1.700 cidades com mais de 20 mil habitantes tenham os seus planos diretores participativos.

No último dia do seminário serão feitas duas visitas de campo. No sul da ilha, os participantes conhecerão o Campeche, onde será feita uma explanação sobre o plano diretor comunitário do bairro. Ao norte, o bairro visitado será Jurerê Internacional e a temática abordada será o planejamento urbano feito pela iniciativa privada.

O evento também vai marcar o início do acordo de cooperação entre a UFSC e o Institut Urbanisme de Grenoble, IUG. Firmada há um ano, por iniciativa do Departamento de Geociências, a parceria visa promover o intercâmbio entre alunos, professores e pesquisadores das universidades e o desenvolvimento de pesquisas em conjunto.

Mais informações:

www.planurb.cfh.ufsc.br/

ou com professor Élson Manoel Pereira, fone 3331-8590 ou planurb@cfh.ufsc.br

Por Daniel Ludwich / Bolsista de Jornalismo na Agecom