Pesquisadores da UFSC convocam voluntários para estudo sobre os benefícios da erva-mate

03/10/2006 09:47

O Departamento de Análises Clínicas da UFSC convida interessados em a participar de um estudo com o objetivo de verificar as possíveis propriedades hipocolesterolêmica (diminuição do colesterol sanguíneo) e antioxidante (proteção do organismo contra a ação danosa de radicais livres) da erva-mate. A pesquisa será realizada por cerca de 40 dias.

Podem participar do estudo pessoas que tenham valores de colesterol total superior a 200 mg/dL, ou LDL-colesterol superior a 130 mg/dL, ou triglicérides superior a 150 mg/dL. Além disso, é necessária a ausência de desordens como câncer, doenças hepáticas e renais, hipotireodismo ou hipertireodismo. Os interessados que desconhecem os seus valores de lipídeos séricos poderão agendar uma coleta de sangue (pelo telefone 3331 80 53 ou e-mail: Edson@ccs.ufsc.br ) que será realizada sem custos. Posteriormente, será agendada uma reunião com os voluntários para definição da data de início do estudo e outros esclarecimentos.

Resultados de estudos realizados junto a laboratório do Departamento de Análises Clínicas mostraram que o extrato aquoso de erva-mate (chimarrão ou tererê) diminui a progressão da aterosclerose (depósito de lipídeos nas artérias) em coelhos. Essa doença é a principal causa dos problemas cardiovasculares e do acidente vascular cerebral. Outro estudo, realizado com camundongos modificados geneticamente e que desenvolveram a aterosclerose, apontou que o extrato aquoso de erva-mate melhorou de forma significativa a capacidade de contração e de relaxamento arterial que estava deficiente nesses animais.

Já em seres humanos, o laboratório da UFSC constatou que uma única dose de extrato aquoso de erva-mate aumentou a proteção antioxidante no plasma sanguíneo e nas partículas de LDL (popularmente conhecida como “mau colesterol”), que estão diretamente ligadas à formação e progressão das lesões ateroscleróticas.

Para mais informações ligue: Prof. Edson Luiz da Silva – 3331 80 53 ou mande e-mail para Edson@ccs.ufsc.br