Núcleo de Desenvolvimento Infantil lança livro que resgata cultura do Boi-de-Mamão
Neste domingo, 30/10, será lançado o livro “Malhado, um Boizinho-de-Mamão”, obra criada coletivamente por crianças e profissionais do Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC (NDI). O evento ocorre no Auditório da Reitoria, às 18h30min.
“Malhado, um Boizinho-de-Mamão” é uma história que havia sido narrada no CD “Boi-de-Mamão”, lançado no ano passado pelo NDI. A idéia de reescrevê-la em um livro surgiu de uma experiência lúdica através de ilustrações feitas pelas próprias crianças do núcleo. “Como as crianças têm a vivência do Boi-de-Mamão, introduzida no conteúdo educativo, nós fizemos com que elas a retratassem em um livro, através de desenhos e pinturas”, explica a arte-educadora do NDI, Vânia Maria Bröering. Em conjunto com a professora Regiani Parisi Freitas, Vânia é idealizadora do livro e do CD.
O Boi-de-Mamão é uma manifestação cultural típica do litoral catarinense, e entrou para o cotidiano educativo do NDI em 1988, como forma de resgatar a vivência da tradição. “Na minha infância o Boi-de-Mamão era muito recorrente, mas é uma cultura que vem perdendo sua força. O objetivo dessas medidas é trazer de volta essa peculiaridade cultural da região para as crianças”, explica a arte-educadora.
A verba para a impressão dos 1000 exemplares é proveniente do Programa de Apoio a Projetos de Extensão 2005 da UFSC (Proextensão) e dos lucros obtidos através da venda de rifas e camisetas pelo NDI. A maior parte dos livros será doada a instituições públicas de educação infantil e às crianças participantes. Com o intuito de arrecadar recursos para a continuidade do projeto, o restante será comercializado.
Mais informações com a professora Vânia Maria Bröering, fone 3331 9432
Por Gustavo Bonfiglioli / Bolsista de Jornalismo na Agecom