Nova edição da revista eletrônica Extensio pode ser acessada
Está disponível para consulta na internet uma nova edição da Revista Extensio. Editada semestralmente pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, a publicação favorece o aprofundamento de temas conceituais e metodológicos relacionados à integração entre as instituições de ensino e diferentes comunidades. Dessa forma, divulga as atividades de extensão da UFSC e de outras instituições.
Com a quarta edição, a revista atinge a marca de 100 artigos. A quantidade, associada à qualidade dos trabalhos, tem gerado resultados positivos. Cada vez mais, as práticas de extensão ganham visibilidade e respaldo.
Dessa vez, os artigos variam entre os temas direitos humanos, educação, meio ambiente e saúde. “Ações da UFSC no projeto Rondom 2006: tecendo Redes de ‘Cuidadores’ para a prevenção do suicídio” é um dos projetos que compõem a nova edição. Ele aborda a prevenção do suicídio de adolescentes indígenas e comenta as ações preventivas desenvolvidas no local – um município do Amazonas – através do projeto Rondom.
Outro projeto é “O ato de ler para alunos da Educação Especial”, onde alunas dos cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação destacam as várias atividades desenvolvidas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Florianópolis (APAE), no ano de 2004, e ressaltam a importância da leitura e da biblioteca escolar no processo de desenvolvimento de portadores de necessidades especiais.
Segundo o conselho diretor, os artigos podem pertencer a equipes de outras universidades. Ao ser recebido, o material passa por dois avaliadores. Se a análise de ambos for positiva, o material é publicado. Se houver dúvida, há uma terceira avaliação. Segundo Gilson Braviano, presidente do Conselho Diretor da Revista Extensio, a causa do atraso para a produção da revista, que deveria estar pronta em maio, foi o cuidado nesse processo.
Mais informações: 3331-8304, com Gilson Braviano, presidente do Conselho Diretor da Revista Extensio.
Por Lívia Helena /bolsista de jornalismo da Agecom