INICIAÇÃO CIENTÍFICA: palestra sobre lúdico na produção do conhecimento abre XVI Seminário
A palestra “Ensino lúdico das ciências. Uma alternativa da educação para o desenvolvimento sustentável” abriu nesta quarta, às 10h, no auditório da reitoria, o XVI Seminário de Iniciação Científica da UFSC. Edwin Pedrero González, presidente da Cátedra de Cultura Científica “Félix Varela”, da Universidade de Havana, representante do Ministério de Educação Superior de Cuba no Brasil, iniciou a palestra dizendo que o lúdico deve fazer parte do conhecimento, pois “Lúdico não é apenas a brincadeira de um menino”.
De acordo com González, a motivação é essencial para o aprendizado. “Ninguém aprende quando não quer aprender”. Para demonstrar que um tema pode ser introduzido pelo professor de maneira interessante, brincou com bolas, bexigas, vela acesa e artesanatos. “A sensação real leva a um conhecimento que fica para sempre”, ressaltou o professor.
González explicou que o ensino lúdico deve funcionar de forma integrada aos outros modos de ensino e por essa razão ele não é contraditório ao ensino formal. Para ele, os experimentos em forma de brincadeiras estimulam as percepções física, intelectual e emocional do aluno, e isso ajuda no aprendizado.
Para introduzir o ensino lúdico nas escolas, González sugere a integração dos saberes, treinamento para os professores conseguirem se comunicar das mais diversas maneiras e a elaboração de experimentos de baixo custo. “O conhecimento está em todo o lugar”, alertou.
González encerrou a palestra parabenizando os brasileiros pelos 100 anos da aviação (o primeiro vôo motorizado da história aconteceu em 23 de outubro de 1906). Homenageou Santos Dummont e comemorou a divulgação da ciência que é feita no país.
Cerca de 30 pessoas assistiram à palestra. A pró-reitora de Pesquisa da UFSC, Thereza Nogueira, lamentou o reduzido público que compareceu ao encontro.
Por João Gustavo Munhoz / Bolsista de Jornalismo na Agecom