EXTENSÃO: Tenda Paulo Freire é espaço para compartilhar conhecimentos
Criada para modificar as relações sociais e discutir o desenvolvimento de novos projetos de extensão, a Tenda Paulo Freire se tornou realidade. O espaço surgiu da necessidade de se construir um ambiente propício para a liberdade de expressão, produção de cultura e principalmente da necessidade de se criar um lugar onde os congressistas e a comunidade em geral pudessem trocar experiências.
A tenda acontece paralelamente ao 3° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária ao lado da toldo principal próximo ao prédio do CCE.
Paulo Freire, autor de várias obras consagradas como o livro “Pedagogia do oprimido” desenvolveu uma teoria de ensino baseada diretamente nas necessidades da comunidade. Para o professor, as ações metodológicas deveriam ser criadas junto aos alunos através de um método prático que visasse também uma mudança social.
Dada a semelhança de objetivos o nome do famoso pedagogo serviu perfeitamente para identificar a tenda. ”Chama a atenção”, conta Murilo Leandro Marcos, um dos organizadores do projeto. O espaço já é uma marca em relação aos movimentos ligados à educação popular. Para Murilo, os eventos de extensão universitária têm se mostrado um espaço importante para a troca, entre o meio acadêmico e a comunidade, de conhecimentos tanto pessoais como profissionais.
As atividades desenvolvidas pelo projeto variam bastante. Existem momentos em que são formadas rodas de conversa em torno de um tema específico e outros em que os participantes podem desenhar livremente para se expressarem. Tudo dentro da ideologia de Paulo Freire. “Não deve existir uma hierarquia nos sistemas de educação”, conta Murilo. Ele completa: “as atividades devem ser muito livres, bem à vontade”. Além das atividades normais, foram lançados quatro livros na tenda.
A Articulação Nacional de Extensão Popular viabilizou o espaço em parceria com a comissão organizadora do 3° Congresso Brasileiro de Extensão e pode ser contatada por qualquer interessado através do endereço: extensãopopularsubscribe@yahoogrupos.com.br. O projeto não é institucionalizado e por enquanto não possui financiamento.
Por Lívia Helena / bolsista de jornalismo da Agecom