EXTENSÃO: projeto trabalha reflexão sobre reciclagem com crianças do Morro da Mariquinha

Trabalho é registrado em fotos
O trabalho na escola da comunidade teve início em 2004 e consiste na coleta de lixo orgânico para produção de adubo. Depois disso, as crianças, professores, o grupo da CGA e até alguns pais começam a fazer uma horta de ervas medicinais, ação que é realizada em forma de mutirão.

Telhado é aproveitado para horta
O projeto de extensão conta com a coordenação de Luiz Carlos Pereira e tem ajuda do bolsista do curso de Biologia, Danilo Tomazela, e do bolsista Pedro Masiero, da Engenharia Sanitária e Ambiental. O coordenador afirma que a iniciativa veio da escola, através da pedagoga formada na UFSC, Silene Agueda Etges. “Eles já tinham feito um trabalho prévio de conscientização e depois procuraram a gente para efetivar a ação”, ressalta.
O Morro da Mariquinha foi a maior atuação do projeto, mas antes as escolas do Campeche, através da Sociedade Espírita Obreiros da Vida Eterna, a escola do Centro da Capital, Lauro Muller, e ainda o Núcleo de Educação Infantil da Lagoa da Conceição participaram do programa. A idéia, segundo a equipe, é conscientizar e iniciar a ação de reciclagem, mas depois fazer apenas um acompanhamento com uma visita mensal, incluindo palestras sobre o tema. “É preciso fazer com que eles trabalhem sozinhos”, conta Pereira. O grupo pretende expandir suas ações para a escola Nossa Senhora Aparecida, que fica no bairro Pantanal, e para mais uma escola no Itacorubi.
Mais informações junto à Coordenadoria de Gestão Ambiental, fone 3331 9044, ou pelo e-mail pereira@mbox1.ufsc.br
Por Juliana Dal Piva / Bolsista de Jornalismo na Agecom