EXTENSÃO: projeto da Psicologia se preocupa com saúde sexual e reprodutiva de jovens
“Saúde sexual e reprodutiva: promovendo a reflexão de jovens oriundos de comunidades de baixa renda em Florianópolis” é o título de um trabalho que será apresentado nesta quarta-feira, 25/10, no 3° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária na UFSC. Os estudantes Juliana Ried e Artur Cabral deram seqüência ao projeto que nasceu junto ao Núcleo de Margens – Modos de Vida, Família e Relações de Gênero, ligado ao Departamento de Psicologia. O trabalho será apresentado no Centro de Cultura e Eventos, das 15h às 15h20min.
Segundo Juliana, a proposta surgiu a partir de um projeto de extensão universitária realizado em agosto de 2005. O projeto consistiu na realização de oficinas temáticas para os jovens da turma do segundo ano do ensino médio do Colégio Padre Anchieta, na Agronômica.
Com oito alunos, em média, as oficinas se concretizaram através da apresentação de vídeos educativos sobre violência, relações afetivas, o papel da mulher e do homem na sociedade entre outros. Juliana conta que logo no primeiro encontro os jovens eram incentivados a comparecerem nas próximas reuniões. O objetivo centrou-se na reflexão e identificação de determinados problemas sobre a temática abordada para que desse modo se promovesse a orientação dos jovens, a multiplicação da informação e a promoção da saúde sexual e reprodutiva.
Foram também feitos trabalhos em argila e cartazes. Temas como “O que é ser jovem?Do que ele gosta?” e “O que é juventude” foram explorados com a intenção de buscar a livre expressão dos adolescentes. Juliana conta que por meio de conversas com Artur os dois chegaram à conclusão de que a experiência foi válida devido ao aprendizado da dinâmica de trabalho e a convivência com a realidade local.
No momento o Núcleo de Margens concentra seus esforços em outros trabalhos mas, segundo Juliana, pretende retomar o projeto no ano que vem devido à necessidade social.
Por Lívia Helena / bolsista de jornalismo na Agecom