EXTENSÃO: Orquestra da Udesc apresenta Planeta Música

23/10/2006 19:53

Nesta segunda-feira, dia 23/10, às 19h30min, acontece a apresentação da Orquestra da Udesc e a peça de teatro “Sonhos”, com o Grupo Pesquisa Teatro Novo da UFSC. A Orquestra da Udesc apresentará o concerto didático “Planeta Música”, uma introdução à música erudita, sob coordenação do professor João Eduardo Titton, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, às 19h30min.

O Projeto Orquestra Udesc teve início na década de 80, coordenado pelo professor Soler. Atualmente o grupo conta com dezoito integrantes. A orquestra tem como vocação apresentar concertos didáticos para formação de platéia, além de incentivar a criatividade de compositores e artistas do Estado de Santa Catarina como o Grupo Garapuvu (chorinho).

A Orquestra UDESC também vem se apresentando em diversos momentos culturais, como os projetos junto ao NEM (Núcleo de Educação Musical – UDESC), Museu Cruz e Souza dentro do “Projeto Escola no Museu”, Associação Coral de Florianópolis no CIC/2004, em diversas apresentações dentro do Programa UDESC MUSICAL que aconteceram no TAC/2005 e Projeto Orquestra nas Escolas/2006, onde a orquestra se apresentou para mais de 2.000 crianças da rede Estadual e Municipal em Florianópolis.

A Orquestra Udesc possui repertório variado, que incluem músicas tradicionais para o desenvolvimento técnico e artístico de uma orquestra de cordas, bem como arranjos de músicas populares, sempre dando oportunidade a músicos qualificados.

Planeta Música é um concerto didático com a duração de aproximadamente 50 minutos, em que a Orquestra Udesc apresenta a origem dos instrumentos usados pelo grupo e seus sons, descreve o estilo e características da peças que serão interpretadas. Também comenta seus principais compositores e características, que destacam cada gênero musical dos períodos Barroco, Clássico, Romântico, Moderno e Contemporâneo, juntamente com a apresentação de uma peça de cada período. O concerto ainda possui uma projeção em Flash que ilustra o espetáculo.

No Teatro da UFSC será apresentada a peça “Sonhos”, com o Grupo Pesquisa Teatro Novo. Roteiro e direção de Carmen Fossari. O espetáculo, formado por cenas sem texto falado, é inspirado na técnica do Teatro Negro de Praga. Imagens que flutuam, fundo de mar, sonhos, criança que solta pandorga, uma primavera que floresce no palco compõem “Sonhos”. Belo e Onírico este espetáculo já representou o Brasil em Bogotá. No Teatro da UFSC, de 20 a 25/10, às 21h, nos dias 23 a 25, gratuito.

Veja a programação completa do congresso em www.cbeu.ufsc.br

SERVIÇO:

O QUÊ: Planeta Música com Orquestra UDESC

ONDE: Centro de Cultura e Eventos às 19h30

O QUÊ: Peça “Sonhos” com Grupo Pesquisa Teatro Novo

ONDE: Teatro da UFSC às 21 horas

CONTATO: Veja programação completa em www.cbeu.ufsc.br

Fonte: [CW] DAC-PRCE-UFSC