EXTENSÃO: estudantes do Cursinho Pré-Vestibular Popular da UFSC recebem orientação psicológica e profissional

23/10/2006 19:30

A carreira a seguir é uma escolha que se torna mais difícil com o passar do tempo – são muitas opções, mas pouca certeza sobre as profissões. A partir das dúvidas observadas junto aos jovens, foi implantado o projeto de extensão “Cursinho Pré-Vestibular Popular da UFSC e orientação profissional: auxiliando a inserção universitária”. Um projeto piloto foi executado em 2003 e este ano atende 400 alunos do extensivo e semi-extensivo.

“A escolha ajuda inclusive na dedicação aos estudos”, explica a psicóloga do projeto e mestranda em Psicologia da UFSC, Cláudia Basso. O trabalho de orientação é desenvolvido de duas formas – por meio de encontros em grupo ou consultas individuais. Os encontros, que são oito no total, acontecem uma vez por semana e têm duração de uma hora. Neste espaço são proporcionadas dinâmicas de apresentação, que também proporcionam o autoconhecimento e fazem os estudantes pensarem sobre o que influencia a decisão da carreira a ser seguida.

Depois é a vez de trabalhar as informações sobre os cursos e profissões. Cerca de 30 alunos participam dos encontros semanais que acontecem nas dependências do Serviço de Atendimento Psicológico da UFSC (SAPSI).

A psicóloga afirma que uma das dificuldades na orientação é a falta de tempo dos alunos para refletir sobre sua decisão. “Muitos trabalham e chegam apenas no horário da aula”, explica. Para os que têm um horário mais complicado, Cláudia disponibiliza períodos à noite, durante as aulas ou nos intervalos. “É só me procurar”, diz. Este ano o projeto também organizou a primeira “Noite da informação profissional”, que contou com a presença de 26 profissionais de diversas áreas para uma conversa sobre mercado de trabalho, cursos e profissões.

Depois da escolha feita o projeto trabalha a ansiedade e motivação para o vestibular. Os alunos recebem técnicas de respiração, relaxamento, dicas de alimentação e estudo. Cláudia ressalta a importância do trabalho feito em conjunto com os professores, que observam os alunos em sala, repassam os problemas e fazem sugestões para motivar os estudantes. De acordo com a psicóloga, os problemas pessoais interferem bastante na preparação do vestibular. Muitos desistem do cursinho e da orientação, sendo que quase 80% dos estudantes têm dúvida quanto à decisão da carreira.

Mais informações com Cláudia Basso, fone 3331 8212

Por Juliana Dal Piva / Bolsita de Jornalismo na Agecom