EXTENSÃO: clínica de doenças de plantas atende gratuitamente pequenos agricultores
A UFSC oferece por meio do Laboratório de Fitopatologia, ligado ao Centro de Ciências Agrárias, o projeto de extensão “Clínica de doenças de plantas”. Criado em 2002 devido à grande procura para diagnóstico e tratamento em plantas, o setor recebe atualmente cerca de 12 amostras por mês para análise. As empresas e grandes produtores rurais pagam R$ 36 por análise, para as despesas do laboratório, mas não há custos para os pequenos agricultores.
Um dos integrantes do laboratório, Leandro Borsato, informa que a maior procura por exames é durante o verão e envolve plantas ornamentais. O laboratório conta com o auxílio de professores, entre eles o coordenador, Marciel João Stadnik, um técnico e outros cinco alunos da graduação.
A atividade também tem função pedagógica, pois possibilita aos alunos experiência laboratorial e contato com profissionais da área e com produtores. Os interessados nos serviços da clínica podem procurar o laboratório no Centro de Ciências Agrárias, que fica no Itacorubi, na rodovia Admar Gonzaga, 1346. A caixa postal é 476 e o CEP é 88034-001. O laboratório também recebe amostras de outros estados pelo correio. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 14h às 18h. O projeto foi apresentado durante o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, que acontece na UFSC até esta quarta-feira.
Mais informaçõesL48) 331-5423 ou e-mail labfitop@cca.ufsc.br