Dia do Professor estimula reflexões sobre o papel das licenciaturas

13/10/2006 15:31

O quadro atual na sociedade desvaloriza os professores e esse é um dos motivos que leva a tanto desinteresse pela formação em licenciatura. Procurada na semana anterior ao Dia do Professor, que se comemora no domingo, 15/10, a professora Suzani de Souza, diretora do Departamento de Ensino de Graduação, ligado à Pró-Reitoria de Ensino da UFSC, lembrou desafios atuais na formação dos educadores.

“Nós incentivamos nossos alunos a seguirem a licenciatura”, disse a também professora do Centro de Ciências da Educação da UFSC. Mas, segundo ela, a maioria dos alunos que entra nos cursos de licenciatura todos os anos não tem real interesse em seguir carreira. Então, ao longo da graduação, há um esforço para romper os pré-conceitos sobre a profissão.

O trabalho de motivação dentro da universidade tem dado resultados positivos. Suzani conta que muitos acadêmicos mudam de idéia e resolvem seguir a carreira, cheia de desafios. Segundo ela, o educador que vai para a sala de aula, especialmente no ensino público fundamental e médio, precisa enfrentar com coragem a falta de infra-estrutura e de apoio financeiro e pedagógico.

Entre os vários problemas está também o isolamento dos professores nas escolas, a falta de um trabalho mais coletivo e integrado. Segundo a diretora, isso dificulta a compreensão dos conteúdos e o processo de aprendizagem por parte dos estudantes. “Há muita fragmentação nas matérias, assim os alunos não conseguem ter uma visão geral das questões”.

Suzani ainda lembra a falta de incentivo para progressão nas carreiras. Para ela, o ideal seria implantar políticas públicas para uma formação continuada. “É preciso trazer estes professores de volta à universidade para cursos de aperfeiçoamento, para desenvolverem projetos”.

Saiba Mais

Professores da UFSC

A UFSC conta hoje com quase dois mil professores, sendo 1.607 os efetivos. O quadro docente da universidade tem mais de 77% dos docentes com doutorado e 17,2% com mestrado. Mas há uma defasagem de 350 professores efetivos, segundo levantamento de necessidades nos departamentos.

Histórico

A história do dia do professor começou com Dom Pedro I, em 15 de outubro de 1827. Nessa data, o imperador baixou um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, o atual Ensino Fundamental. O ato também decretava que todas as cidades e vilas tivessem suas escolas, mas só em 1947 é que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao professor, idéia do professor Salomão Becker, educador do Ginásio Caetano de Campos, em São Paulo. O decreto federal que criou o feriado nacional é de 1963.

Por Juliana Schwartz Dal Piva / Bolsista de Jornalismo na Agecom