Cursos do Centro Tecnológico são destaque no Guia do Estudante

03/10/2006 16:22

Os cursos do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (CTC/UFSC) figuram entre os mais bem conceituados na nova edição do Guia do Estudante/Melhores Universidades – publicação da Editora Abril que avalia instituições de ensino superior públicas e particulares. Dos 12 cursos oferecidos pelo CTC, 11 foram avaliados e classificados como excelentes ou muito bons – cinco ou quatro estrelas. “A estabilidade de nossos cursos na classificação entre os melhores do país é reflexo do trabalho dos professores e técnicos do CTC, assim como do envolvimento de nossos alunos em projetos de pesquisa e extensão”, afirma o diretor do CTC, professor Júlio Felipe Szeremeta.

Neste ano, três cursos mantiveram as cinco estrelas conquistadas em 2005: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. A graduação em Engenharia de Produção, que não foi avaliada no ano passado, também foi classificada como excelente em 2006. Permaneceram com quatro estrelas os cursos de Ciências da Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia Química e Engenharia Sanitária e Ambiental.

Segundo o Guia do Estudante, o curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC teve queda no conceito em relação a 2005, passando de cinco para quatro estrelas – ainda considerado muito bom. “Vamos identificar as razões que levaram nosso curso a ser classificado neste ano como muito bom e não mais excelente”, diz a ex -coordenadora da graduação em Arquitetura e Urbanismo, professora Maria Inês Sugai. O único curso do CTC não avaliado neste ano foi Sistemas de Informação.

Entre os critérios analisados pelo Guia do Estudante para classificação dos cursos estão a produção científica, a qualificação dos professores e a infra-estrutura disponível – bibliotecas e laboratórios, por exemplo. A Universidade Federal de Santa Catarina está entre as instituições com maior porcentagem de cursos “estrelados” do país – 91,2%: 14 cursos com 5 estrelas, 15 com 4 estrelas e 6 com 3 estrelas.

Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC/ Por Débora Horn