Curso de Engenharia Mecânica foi indicado ao II Prêmio Melhores Universidades

13/10/2006 16:02

O curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi um dos finalistas do II Prêmio Melhores Universidades, promovido pelo Guia do Estudante, publicação da Editora Abril, e pelo Banco Real. Na categoria “Empregabilidade e inserção no mercado”, o curso da UFSC concorreu ao troféu, entregue neste mês, com a graduação em Engenharia de Produção da Universidade do Estado de São Paulo (USP) e com o curso de Engenharia Elétrica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que foi vencedor.

De acordo com o coordenador da graduação em Engenharia Mecânica da UFSC, professor Vicente de Paulo Nicolau, a colocação do curso entre os finalistas do prêmio pode ser considerada uma vitória. “Como não podemos comparar graduações diferentes, nosso curso foi o melhor de Engenharia Mecânica em âmbito nacional, mesmo que não tenhamos ganho o troféu”, ressalta. Entre os critérios analisados para indicar os finalistas estavam a forma que a escola atua para inserir os alunos no mercado de trabalho e a realização de programas de estágio e intercâmbio.

A publicação “Reconhecendo a Excelência”, que descreve os finalistas do prêmio, ressalta que os alunos de Engenharia Mecânica da UFSC são alocados em laboratórios de prestação de serviços coordenados por docentes. “Quem quiser pode até fazer estágios fora, mas perderá a chance de acompanhar projetos desenvolvidos para a Petrobras e outras grandes empresas que encomendam soluções à universidade”, destaca.

Excelência – Para o chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, professor Lourival Boehs, a indicação ao prêmio revela que o curso é um dos mais consolidados da área no Brasil. “Apresentamos um currículo diversificado e atualizado, que foi modificado neste ano para melhor atender as demandas atuais dos profissionais de Engenharia Mecânica, bem como a legislação vigente”, explica.

No ciclo básico da graduação, os estudantes cursam disciplinas como física, matemática, química e informática. Na etapa profissionalizante, têm contato com temas mais específicos, como vibrações e acústica, aerodinâmica, transferência de calor, usinagem, soldagem, sistemas hidráulicos e pneumáticos, robótica, automação e controle, veículos automotores, turbinas, bombas e projeto de produtos.

Além de aplicarem o conteúdo aprendido nas aulas em laboratórios, participando de projetos desenvolvidos pelos professores, os estudantes podem praticar o empreendedorismo na Empresa Júnior da Engenharia Mecânica e desenvolver projetos especiais para participação em concursos nacionais e internacionais ou em competições como as de mini-baja e aeromodelismo, realizadas anualmente.

O curso tem duração mínima de cinco anos. O estágio profissional, de um semestre, pode ser realizado na nona ou décima fase da graduação, em empresa ou instituto de pesquisa. O engenheiro mecânico formado pela UFSC está habilitado a atuar nas áreas de sistemas térmicos, mecânicos e de fabricação, em indústrias metal-mecânicas, automobilística, aeronáutica, eletroeletrônica e do petróleo.

Mais informações em www.emc.ufsc.br

Por Débora Horn / Núcleo de Comunicação do CTC