Congresso de Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial será realizado a partir de domingo
De 15 a 19 de outubro, Florianópolis será sede do 7º Congresso de Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial (Cobrac 2006). Organizado pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (ECV/UFSC), o evento tem por objetivo promover a discussão quanto à necessidade de reunir dados físicos e socioeconômicos mais precisos sobre a ocupação urbana e rural. “Somente com informações corretas torna-se possível adequar a legislação e fazer justiça fiscal”, afirma o coordenador geral do Cobrac 2006, professor Carlos Loch.
As vantagens da realização do chamado Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) em países como o Brasil serão o foco das palestras e mesas-redondas que integram a programação do evento. “O CTM é uma ferramenta importante porque oferece ao poder público informações adequadas para a identificação de problemas ambientais e socioeconômicos”, explica Loch.
Entre os destaques do evento está a realização de sete mesas-redondas, que reunirão pesquisadores e profissionais do Brasil e do exterior. Uma dessas mesas discutirá a necessidade da aplicação do CTM na América e será formada por membros das universidades de Karlsruhe, da Alemanha, e de Jain, da Espanha. Além disso, farão parte da mesa representantes do Instituto Lincoln, dos Estados Unidos, e do Instituto Geográfico Português.
Os procedimentos para realização do CTM ocorrem de acordo com a realidade de cada município, mas geralmente incluem a medição da propriedade e a coleta de dados sócio-econômicos referentes aos habitantes do local. “Esse cadastramento permitiria acabar com a incoerência existente hoje no recolhimento do IPTU na maioria das cidades brasileiras, onde os habitantes mais pobres são os que pagam mais”, afirma o professor.
A expectativa dos organizadores é de que o Cobrac 2006 reúna cerca de mil participantes, entre pesquisadores, profissionais, estudantes e integrantes de órgãos governamentais. As inscrições para o evento, que ocorrerá no Hotel Castelmar, podem ser feitas via internet, no site da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (www.feesc.org.br). A taxa de inscrição é de R$100,00 para estudantes e R$ 270,00 para os demais participantes. O site oficial do evento é www.cobrac.ufsc.br
Por Débora Horn / Núcleo de Comunicação do CTC