Universidade aplica exame de proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros
O prazo para as inscrições da prova que concede o Certificado de Proficiência para Estrangeiros, o CELPE-Bras, encerra no dia 30/9. A UFSC e outras universidades brasileiras são credenciadas pelo MEC para a aplicação do exame. Na UFSC, a prova será aplicada pelo Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), nos dias 25 e 26 de outubro.
De acordo com a coordenadora do exame na UFSC, Susana Maria Fontes, o objetivo da prova é avaliar a competência de uso oral e escrito da língua através de atividades comunicativas. O exame é dividide em duas partes: uma individual e outra coletiva. Na primeira são avaliadas a leitura, a compreensão oral e a produção escrita. Na parte coletiva, os candidatos participam de uma interação onde se expressam oralmente em diversos contextos.
Os candidatos devem ser de países cuja língua oficial não seja português, ter idade mínima de 16 anos e escolaridade equivalente ao ensino fundamental. O certificado é o único documento brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente. Além disso, é obrigatório para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação nas universidades do país. No exterior, é aceito em firmas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua.
A inscrição custa R$ 90,00 e pode ser feita pelo site www.mec.gov.br/sesu/celpe ou na sala 102 do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras, no Bloco B do CCE. Mais informações no mesmo site da inscrição ou nos telefones 3331-9288 e 3331-9703.
Por João Gustavo Munhoz / Bolsistas de Jornalismo na Agecom / UFSC