UFSC coordena desenvolvimento de normas para informatização em saúde no país
Foi transferido de um hospital a outro? Está retornando para um tratamento após anos ou vai continuar um tratamento em outra cidade? Logo toda a sua ficha de paciente contendo os seus exames e dados médicos poderá acompanhá-lo via Internet.
Para isto poder acontecer é necessário que existam normas técnicas de interoperabilidade que orientem o desenvolvimento de softwares médicos compatíveis entre si. O professor Aldo von Wangenheim, do Grupo Cyclops da UFSC, foi indicado como coordenador da Comissão de Estudos em Informática em Saúde da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que foi instaurada neste dia 12 de setembro e que elaborará o corpo de normas que deverá nortear o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias como as de Telemedicina no país.
O Projeto Sistema Brasileiro de Telemedicina do DATASUS, coordenado pelo Laboratório de Telemedicina da UFSC, será um dos primeiros beneficiários dessa padronização. A iniciativa da ABNT conta com o apoio do Ministério da Saúde através da Comissão Permanente de Telessaúde.
Fonte: Projeto Cyclops/UFSC
Laboratório de Telemedicina/UFSC
cyclops@telemedicina.ufsc.br