Projeto Recriando na Comunidade realiza cursos em escola pública de Florianópolis

Ministrante aproveita materiais alternativos.
Iniciado em 1990, após as experiências, desde 1983, com recreação e lazer do Departamento Artístico Cultural da UFSC, o projeto Recriando na Comunidade ministra cursos em escolas, associações e comunidades em geral. O objetivo é instrumentalizar lideranças comunitárias e outras pessoas interessadas na prática de recreação e lazer, para que, de forma criativa e dentro das linguagens artísticas, possam atuar junto à criança e ao adolescente.
Os cursos são requisitados pelas pessoas da comunidade que, durante um encontro, aprendem desde a organização de um evento recreativo até a confecção de brinquedos com sucatas e a fabricação de materiais alternativos para recreação, como massa de modelar e tintas artesanais. Recomenda-se sempre valorizar os recursos humanos e materiais disponíveis na própria comunidade.
Segundo a coordenadora do projeto, Rose Mery de Lima, a falta de espaço livre e a facilidade de acesso aos diversos meios de comunicação levam a criança, especialmente nos centros urbanos, ao lazer passivo. “Nosso objetivo é garantir um espaço recreativo onde há um resgate das brincadeiras tradicionais, como sapato de lata, perna de pau, bolinha de sabão, pintura, pula corda, entre outras”, explica.
As comunidades interessados em receber o curso e assessorias do Recriando na Comunidade devem entrar em contato com a coordenação do projeto, junto ao Departamento Artístico Cultural, na Igrejinha da UFSC. Fone/fax: 3331-9348 e 3331-9447 ou recriando@dac.ufsc.br
Fonte: [CW] DAC-PRCE-UFSC