Professor da UFSC lança livro “A Micro-história Italiana: escalas, indícios e singularidades”

20/09/2006 17:04

O professor Henrique Espada Lima, do Departamento de História da UFSC, lança nessa quarta-feira o livro “A Micro-história Italiana: escalas, indícios e singularidades”. O lançamento acontece em duas ocasiões: durante o III Simpósio Nacional de História Cultural, entre as 18h e 19h, na Sala Calêndula do Centro de Eventos da UFSC, e no Café Matisse, no Centro Integrado de Cultura (CIC), a partir de 19h.

Carlo Ginzburg, historiador italiano, ao escrever o prefácio do livro de Espada Lima utilizou, entre outras idéias, as palavras: “Lendo esta reconstrução inteligente e apaixonada, pareceu-me percorrer de novo uma história ao mesmo tempo familiar e estranha. Muitas particularidades me eram desconhecidas. Sobretudo, vi emergir elementos novos graças à distância, cultural, geográfica e geracional, de Espada Lima com relação ao tema da sua pesquisa. A isso acrescentou-se uma outra distância: aquela que experimento em confronto com meu homônimo, que figura entre as personagens do livro. A perspectiva de Espada Lima não era, nem poderia ser, a minha de hoje (e, ainda menos, a minha de então). Por isso fui tão envolvido pelo seu livro”.

O professor Henrique revela que, nos últimos anos, teve a oportunidade de discutir várias vezes com Ginzburg e que essa interlocução com o historiador italiano foi fundamental para a transformação de sua tese de doutorado (primeira versão do trabalho), neste livro.

O livro pode ser adquirido ao custo de R$ 65,90 (no lançamento, será vendido com 20% de desconto, por R$ 53,00).

Por Lívia Helena / Bolsista de Jornalismo da Agecom