II Seminário Nacional “Movimentos Sociais, participação e democracia”

12/09/2006 15:32

Dando prosseguimento ao I Seminário Nacional “Movimentos sociais, participação e democracia” realizado na UFSC em 2003, o Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais (UFSC) está abrindo as inscrições para a realização da segunda edição deste evento, a realizar-se entre os dias 25 a 27 de abril de 2007. Tendo como norte geral a atualização dos debates, reflexões e estudos sobre as novas configurações das ações coletivas e participativas nas suas relações com o processo de democratização da sociedade, o seminário está organizado em sessões temáticas em formato de mesas-redondas e grupos de trabalho.

De maneira geral, o evento objetiva: a) debater os enfoques teóricos utilizados para a compreensão dos movimentos sociais, ações coletivas e práticas participativas, proporcionando um diálogo entre os diferentes estudos de caso e perspectivas analíticas, no sentido de apreender as distintas dimensões desta problemática; b) publicar, a exemplo do I Seminário, os estudos mais relevantes resultantes destes debates; c) fortalecer e consolidar uma rede de investigação nacional sobre este campo temático.

As reflexões e debates sobre estas temáticas serão viabilizados através da realização de mesas-redondas (com a participação de convidados) e da constituição de quatro grupos de trabalho onde serão apresentados e debatidos os trabalhos selecionados de acordo com as normas estabelecidas no final deste documento.

Tendo em vista não apenas manter, como ampliar nossas relações, trocas e reflexões, é que se convida a todas e a todos para participarem enviando suas propostas de trabalho.

Programação do Evento

Abertura – Dia 25/4/07 às 18h

Local: Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFH/UFSC)

Convidados (autoridades da UFSC)

Mesa 1 – “Movimentos Sociais e democracia” – Dia 25/4/07 das 18h30min às 21h30min (Local: Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFH/UFSC)

Mesa 2 – “Participação e teoria democrática” – Dia 26/4/07 das 9h às 12h (Local: Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFH/UFSC)

Mesa 3 -“Democracia e reconhecimento face à diferença e à desigualdade” – Dia 27/4/07 das 9h às 12h (Local: Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFH/UFSC)

Grupos de Trabalho:

GT 1 – Movimentos sociais: novos olhares, perspectivas e desafios

Ementa:Este GT pretende ser um espaço para debates em torno de novas abordagens teóricas sobre o tema dos Movimentos Sociais e de investigações empíricas que trazem novos fatos para a reflexão teórica. Diante dos diferentes processos de transformações globais, nos quais são mantidas condições de desigualdades de classe, étnica, de gênero, entre outras, há vários desafios colocados aos movimentos sociais, que instituem a necessidade da construção de novos olhares sobre a dinâmica social em curso, tais como: movimentos sociais emergentes, novos formatos de associativismo civil; coletivos em rede e suas articulações do local ao regional e ao global; identidades coletivas, pertencimento e representação (simbólica e política); os significados dos fóruns e das redes na sociedade da informação.

GT 2 – Participação social e democratização do Estado

Ementa: O GT tem como propósito analisar e discutir as diferentes perspectivas teórico-analíticas acerca das experiências de participação ou de interfaces governo/sociedade. Com o foco centrado nas formas institucionalizadas de participação, a exemplo dos orçamentos participativos, conselhos gestores, fóruns e conferências, pretende-se avançar, à luz de estudos específicos e de trabalhos comparativos, na compreensão acerca das potencialidades e limites destes experimentos em democratizar as relações entre Estado e sociedade.

GT 3 – Práticas de participação, empoderamento e cidadania

Ementa: Este GT tem como propósito analisar e discutir as diferentes práticas e programas voltados para a questão do empoderamento e da cidadania. Movimentos Sociais, ONGs, terceiro setor, fundações, entre outros, vêm conformando um vasto e complexo campo de ação social que articula diferentes setores e atores sociais. A análise da diversidade do modus operandi destas organizações constitui-se como eixo central deste GT, que visa contribuir para as avaliações acerca da realização de processos que resultem no empoderamento dos grupos sociais direta e indiretamente envolvidos pelo trabalho destas organizações.

GT 4 – Políticas de reconhecimento e ações afirmativas

Ementa: O tema do reconhecimento tem motivado intensos debates teóricos, encontrando-se também na pauta de diferentes movimentos sociais. Esse conceito há muito tempo faz parte de distintas tradições filosóficas ocidentais e, na atualidade, está sendo retomado com especial ênfase, tanto pelo meio acadêmico quanto pelos atores sociais. As ações afirmativas representam a contrapartida política do conceito e têm sido reivindicadas por inúmeros grupos que sofrem os mais diversos tipos de discriminação, como por exemplo, os GLBTs, as mulheres, os negros, os ciganos, os indígenas, entre muitos outros. O objeto central de discussão desse GT será as múltiplas abordagens teóricas e empíricas relacionadas a esse debate.

Apresentações dos GTs das 14h às 18 hs. nos dias 26/4 (Bloco 1 dos GTs) e 27/4 (Bloco 2 dos GTs).

Encerramento do Evento:

Coquetel e lançamento de livros – Dia 27/4 a partir das 18h30min no Hall do CFH/UFSC.

Observações:

1. Sobre a organização dos GTs:

Cada GT será composto de dois blocos, com duas sessões cada. Para submissão de propostas devem ser observados os critérios a seguir:

Envio de resumo de uma página (Nome completo, filiação institucional, telefone, endereço, e mail) para o email do NPMS – npms@cfh.ufsc.br, explicitando a preferência de apresentação em um dos GTs acima. Aceita-se apenas um resumo por participante.

Prazo para envio dos resumos, de uma página: 20/11/06

Divulgação do resultado – 20/12/06

Entrega de trabalho completo para envio ao debatedor, por correio eletrônico e duas cópias impressas por correio: 31/3/07

Certificados serão fornecidos aos apresentadores de trabalho, coordenadores e debatedores.

A organização não dispõe de financiamento para os participantes dos GTs

2. Sobre a organização das Mesas-Redondas:

Entrega de 1ª versão da apresentação para envio ao debatedor: 31/3/07

A versão definitiva deverá ser entregue até a data de realização do Evento para encaminhamento para publicação na Revista Política e Sociologia – PPGSP – UFSC.

Informações: www.npms.ufsc.br e

Ilse Scherer-Warren (ilse@warren.com.br), Lígia Helena Hahn Lüchmann (ligia@cfh.ufsc.br), Julian Borba (julian@cfh.ufsc.br)

(Coordenação Geral do Seminário)

Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais – Departamento de Sociologia e Ciência Política – Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC