Hospital Universitário faz campanha para recuperar estoque do Banco de Sangue

Foto: Paulo Noronha/Agecom
Podem ser doadoras pessoas que tenham entre 18 e 65 anos, pesem mais de 50 quilos e estejam em boa condição física e mental. Não é necessário estar em jejum, mas o doador não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24h ou alimento muito gorduroso nas últimas 4h. Para doar sangue a pessoa não deve ter contraído hepatite B ou C, não pode possuir tatuagens ou ter comportamentos de risco. Doenças infecto contagiosas, como a gripe, também são consideradas causas temporárias para evitar a doação.
A coleta é feita por agulhas descartáveis. Todo o sangue passa por dois tipos de exame antes de ser transferido para o receptor, o que evita a propagação de doenças. Uma única doação pode ajudar até três pessoas.
Campanhas do gênero são promovidas periodicamente, já que o Hospital Universitário tem uma grande demanda de sangue para atender pacientes que vêm do interior e não contam com familiares para reposição dos estoques. O HU atende integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) pacientes de todos as cidades de Santa Catarina .
Para mais informações o telefone do Banco de Sangue é 3331 9114.