Florianópolis sedia eventos da área de Anatomia

29/09/2006 15:59

Florianópolis vai sediar em outubro três eventos simultâneos: o XXII Congresso Brasileiro de Anatomia, o XXVII Congreso Chileno de Anatomía e o VIII Congreso de Anatomía del Cono Sur. Os congressos contarão com a presença de renomados pesquisadores da área de morfologia, ciência que estuda os elementos de um corpo em níveis macro e microscópico. O desenvolvimento da morfologia tem extrema importância no estudo do funcionamento do corpo humano e no desenvolvimento das ciências médicas. Os encontros acontecerão de 8 a 12 de outubro, no campus da UFSC.

O objetivo é enfocar temas atuais de relevância nas diversas áreas das ciências morfológicas, visando uma ampla discussão entre pesquisadores nacionais e estrangeiros, sem esquecer de evidenciar a produção catarinense no setor. As atividades científicas estarão distribuídas em conferências, mesas-redondas, minicursos e sessões de painéis.

Entre os conferencistas estão os professores Carlos Alberto Mandarim-de-Lacerda, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que falará sobre “Remodelagem estrutural normal e adversa do coração e do rim” e Mariano del Sol, da Universidad de la Frontera(UFRO), Chile, cujo tema da palestra será “International Journal of Morphology, una Revista impresa y electrónica. ¿Cuál es su alcance e impacto entre los morfólogos?”. Serão ao todo 15 conferências, que terão entre 50 e 60 minutos de duração.

Outra presença que merece destaque é a de Roberto Lent, que apresentará a conferência “Caminhos e descaminhos de um axônio caloso em busca de seu alvo”. Membro da Academia Brasileira de Ciências e professor do Departamento de Anatomia da UFRJ, Lent foi um dos fundadores da revista “Ciência Hoje”, da SBPC, que acabou se transformando em um bem-sucedido projeto multimídia. O “Projeto Ciência Hoje” atualmente possui uma revista para adultos, uma revista e um CD-ROM para crianças, um jornal para a comunidade científica, uma série de livros escolares para-didáticos e um site na internet. O professor também é autor de livros infantis,em que explica neurociência para crianças de oito a 12 anos.

Um dos temas abordados pelas mesas-redondas será o do uso terapêutico das células-tronco. Coordenado pela professora da Andréa Trentin, da UFSC, o debate ainda contará com as palestras dos professores Marcio Alvarez Silva, da UFSC, e Lygia da Veiga Pereira, da USP.

Os minicursos terão duração de três horas, divididas em três dias. Um dos minicursos oferecidos é o “Dibujo y disección en Anatomia Odontológica” / “Desenho e dissecação em Anatomia Odontológica”, ministrado pela professora Concepción Martinez, da Universida Complutense – Madrid, España, que também apresentará uma conferência sobre fendas palatais e participará de uma mesa-redonda.

As sessões de painéis apresentarão trabalhos científicos escolhidos entre os inscritos em quatro áreas distintas. Haverá premiação para os melhores painéis apresentados e os resumos dos trabalhos aprovados pelo Comitê Científico para serem apresentados nos congressos serão publicados nos Anais do XXII CBA, XXVII CCA e VIII Congreso de Anatomía del Cono Sur.

Segundo a presidente da Comissão Científica e professora do Departamento de Ciências Morfológicas, Carla Gabrielli, são esperados cerca de 1.200 participantes e serão apresentados por volta de 600 trabalhos científicos. A professora Carla destaca também a participação da UFSC, que será responsável por toda a organização estrutural dos congressos. As inscrições devem ser feitas através do site www.cba2006.ufsc.br até o dia 08 de outubro.

Mais informações: www.cba2006.ufsc.br

Por Daniel Ludwich / Bolsista de Jornalismo na Agecom / UFSC