Estudantes guineenses em Santa Catarina comemoram 33 anos de independência com atividades culturais e sociais na UFSC

15/09/2006 14:20

Os 33 anos de independência da Guiné-Bissau serão lembrados na próxima semana pela Associação de Estudantes Guineenses no Estado de Santa Catarina (Aeguisc).

Na quinta-feira (21), às 16h, o sociólogo e jornalista formado pela UFSC Pedro Santos, natural da Guiné-Bissau e professor da Unisul, profere palestra sobre os aspectos sócio-culturais, econômicos e políticos deste país do continente africano, no auditório de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (CTC – UFSC). Antes, será exibido o documentário “A Liga da Língua” (17 min.), de Renato Barbieri e Fabiano Maciel, com depoimentos de pessoas de oito diferentes países que se ligam, entre si, por uma característica em comum: a língua portuguesa.

As comemorações alusivas à Semana da Guiné-Bissau continuam no sábado (23). Às 15h30min, no campo de futebol de campo da UFSC, acontece o torneio de futebol, aberto a todos os interessados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.

Para encerrar as atividades, uma festa de confraternização com dança e comida de países africanos, no Centro Comunitário do Córrego Grande (rua João Pio Duarte da Silva, 1415), a partir das 23h. O ingresso custa R$ 20,00 (com direito à comida e bebidas) e deve ser adquirido antecipadamente com os organizadores da festa.

Informações pelos telefones (48) 9613-8264 e (48) 9909-6049 ou pelo e-mail makana2003@hotmail.com

Setembro é um mês marcante para os guineenses, não só pelo aniversário de independência do país, como também pelo nascimento de Amílcar Cabral, herói da libertação de Guiné-Bissau e Cabo Verde. Se estivesse vivo, Cabral teria completado 82 anos no último dia 12. Ele foi assassinado em 1973, mesmo ano da independência.

Fonte: Jornalista Ana Cláudia Menezes/anamenezes@sodisa.com.br