Espetáculo “Espelhados – a vida refletida em poesia” volta ao palco do teatro da UFSC

28/09/2006 15:00

O Teatro da UFSC recebe novamente nesta sexta e sábado (29 e 30/9) o espetáculo “Espelhados – a vida refletida em poesia”. Com uma hora e meia de duração, a peça é um espetáculo de sensibilização e exploração dos universos da poesia. Ryana Gabech (poeta) e César Félix (poeta) apresentam versões de poemas de sua autoria, de poetas clássicos da literatura brasileira e de autores pouco conhecidos de suas respectivas cidades: Itajaí-SC e Rio Branco-AC.

O multistrumentista, cantor e compositor Raphael Galcer é responsável pela criação dos arranjos que intercalam violão (com composições próprias para poesia), percussão e objetos sonoros (pratos, cano de pvc, chocalho, tambor e etc). O espetáculo tem uma hora e meia de duração e é divido em quatro momentos: “Concretos” (poemas que brincam com o som das palavras), “Dor”, “Existência” (poemas sobre inquietações e reflexões sobre a vida) e “Amor”.

César Felix, o “Cesinha”, remete os ditos populares e poéticos de Rio Branco, no estado do Acre, cidade onde nasceu e se criou. Ele e Ryana fazem um duo de vozes que se reveza para declamar os poemas. Raphael se utiliza da linguagem musical experimental para acompanhar os textos. O trio resgata suas origens artísticas unindo de maneira divertida e emocionante os reflexos da poesia e possibilidades sonoras de apresentação e interpretação.

César Augusto Félix é poeta, professor e ativista de movimentos sociais e culturais. Publicou dois livros de poesia – A oficina da poesia (2003) e Se você olhar dentro do poema, o poema olhará dentro de você (2006) – publicações independentes. Atualmente o poeta também apresenta o Espetáculo “Sobre a Arte de Amar”.

Raphael Galcer estudou violão popular no Conservatório de MPB de Curitiba. Atualmente, apresenta o Espetáculo “Sobre a Arte de Amar” e trabalha na gravação do seu primeiro CD intitulado “Margem Esquerda”. Com o grupo Bom Partido, Raphael desenvolve o projeto “Batuque na Cozinha”, evento que reúne sambistas do estado e do Brasil.

Ryana Gabech é poeta e artista plástica. Publicou Mar e Avelãs (Ed. Letra D’água, 2001) e A data Invisível do poema (Editora Nova Letra, 2006). Atualmente, trabalha com a performance “Trêmulo” e é aluna do curso de Artes Plásticas na UDESC, onde desenvolve trabalhos e arranjos experimentais para a poética visual e sonora.

SERVIÇO:

O QUÊ: Espetáculo “Espelhados – A vida refletida em poesia”

QUANDO: Dias 29 e 30 de setembro de 2006, sexta-feira e sábado, às 20:00 horas.

ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha. Praça Santos Dumont, Trindade.

QUANTO: Ingresso: R$ 10,00 (inteira), R$ 5,00 (para estudante e para quem declamar uma poesia na bilheteria)

Fonte: [CW] DAC-PRCE-UFSC, com texto e foto do grupo.