Congresso de Secretárias das Universidades Brasileiras discutirá assédio moral no trabalho

21/09/2006 15:38

A exposição de trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras em pleno exercício de suas funções não é um fenômeno novo. São recentes, no entanto, a reflexão e o debate sobre o tema. Precursora no estudo do assédio moral no Brasil, Margarida Barreto apresentará, na próxima quinta-feira, às 10h, a palestra “Assédio moral no trabalho e suas conseqüências”. A conferência integra o 4º Congresso de Secretárias das Universidades Brasileiras (Consub), que vai ocorrer, de 26 a 29 de setembro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Os estudos brasileiros relacionados ao assédio moral no trabalho ganharam força em 2000, ano em que Margarida Barreto apresentou a sua dissertação de Mestrado em Psicologia Social, “Uma jornada de humilhações”, na PUC/SP. Segundo a pesquisadora, o assédio moral é caracterizado pela exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.

O assédio desestabiliza a relação da vítima com o ambiente de trabalho e acaba forçando-a a desistir do emprego. Ainda segundo Margarida, a humilhação repetitiva e prolongada interfere na vida do trabalhador de modo direto, podendo causar graves danos à sua saúde física e mental.

Entre os sintomas mais freqüentes nas mulheres vítimas de assédio moral estão crises de choro, dores generalizadas, palpitações e temores. Nos homens, prevalecem a idéia de suicídio, a sede de vingança e problemas com álcool. Em ambos os sexos também são freqüentes os distúrbios do sono, o sentimento de inutilidade, a depressão e o aumento da pressão arterial.

Médica especializada em Medicina do Trabalho, doutora em Psicologia Social pela PUC e pesquisadora do Núcleo de Estudos Psicossociais da Dialética Exclusão/Inclusão Social (NEXIN – PUC/SP), Margarida é uma das organizadoras do site www.assediomoral.org , onde são publicadas pesquisas e informações sobre o tema.

Mais informações:

www.assediomoral.org

Sobre o Congresso de Secretárias das Universidades Brasileiras: www.consub.ufsc.br

Por Daniel Ludwich / Bolsista de Jornalismo na Agecom / UFSC